Esse crescimento na quantidade de transações se refere ao segundo trimestre deste ano, segundo um estudo do Itaú Unibanco e da Rede. Também apontou uma alta de 312% nas operações utilizando cartões virtuais, e de 305% nas compras utilizando Pix. A geração “Z” lidera a adoção, com salto de 725% no número operações usando a modalidade.
Os dados são do relatório “Análise do Comportamento de Consumo” ( não disponibilizado pelo banco), que traz um panorama dos gastos dos brasileiros no 2º trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2021 — uma análise feita com base nas compras com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco.
Cartão virtual: as compras utilizando a tecnologia aumentaram mais de três vezes, com crescimento de 312% na quantidade de operações e aumento de 193% no valor transacionado. Aplicando o recorte por idade, a geração Y ainda é a mais representativa, com 53% do total de transações com cartões virtuais — seguida da geração X, com 24%. Mas os Zennials têm um avanço considerável, e nesta faixa etária, o uso da tecnologia subiu 855% em relação ao 2º trimestre do ano passado. Crescimento também bastante relevante entre as outras gerações: +538% na geração Y, +361% na geração X e +256% entre os babyboomers.
Pix: Houve evolução de 124% no valor transacionado e 305% na quantidade de operações — considerando transações realizadas de pessoa física (CPF) para pessoa jurídica (CNPJ). No período, o Pix representou 12% dos pagamentos; cartões de crédito representam 76%; e cartões de débito, 12% (no 1º trimestre deste ano, o Pix correspondeu a 11% das movimentações, cartões de crédito a 62% e cartões de débito, 27%).
*Fonte: Assessoria de Imprensa do Itaú Unibanco.
(Imagem extraída do site MTI tecnologia)