A quantas andam os nossos organismos de controle e defesa cibernética? O que anda ocorrendo pelo mundo, onde países travam diariamente batalhas online pelo controle das redes? Pouco ficamos sabendo sobre isso. Por que? Somos irrelevantes para eles? Não oferecemos perigo? Temos defesas e estamos preparados para uma batalha desse nível?
Num país onde se discute muito a transformação digital e praticamente nada sobre Segurança da Informação e Defesa Cibernética, vale a pena não desperdiçar oportunidades quando elas surgem.
E fiquei feliz de conhecer um pouco mais sobre o tema, pouco debatido no Brasil, ao ponto de nem termos uma imprensa especializada no assunto. O bate-papo “(In)segurança e dados digitais” foi realizado com duas feras na área: Leonardo Metre, Analista de Intligência de Defesa, Chief Operating Officer (COO) Markzcorp e Luiz Ramiro – Cientista político, professor no curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social da UFF/CEDERJ. Editor do blog Proveitos Desonestos e membro do Instituto ARRECIFE. Assistam: