
O Ministério da Defesa divulgou hoje (18), a relação de tecnologias consideradas críticas para aplicações na defesa nacional e nas atividades de pesquisa e desenvolvimento. A definição das caracteríticas críticas de determinadas tecnologias, também contribui para que o ministério possa trabalhar com uma relação exclusiva de forneceores, que se submeterem aos testes e regras previstas pela área militar. Todas as novas tecnologias estão presentes na relação, como inteligência artificial, nanotecnologia, Stealth, nuclear, hipersônica, ópticas, quântica, etc.
As tecnologias serão utilizadas preferencialmente em projetos estratégicos para:
I – a elaboração de medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional na área da Defesa; e
II – o desenvolvimento atual e futuro de sistemas de defesa.
A Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa deverá divulgar quadrimestralmente as atualizações da relação das tecnologias, conforme as descritas no Anexo abaixo: (clique na imagem para ampliar)
A Portaria GM-MD Nº 840, de 14 de fevereiro/25, foi publicada hoje no Diário Oficial da União.