Sérgio Rosa acaba de perder o cargo de diretor do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Sua exoneração saiu hoje no Diário Oficial da União, conforme esse blog já havia antecipado. (Inclusive os motivos da queda).
Para a vaga a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, nomeou José Eduardo Bueno de Oliveira, ex-diretor de Ti do Ministério da Educação e um dos primeiros a ocupar esse cargo na Esplanada dos Ministérios, quando essa carreira foi instituída no setor público, e só tinha como cargo mais alto o de “Coordenador”.
Um fato curioso que as minhas boas fontes me contam sobre José Eduardo Bueno de Oliveira. Ele foi um dos defensores do código aberto nos sistemas da Administração Pública Federal, mas sofreu para implantá-lo no SISU e no Prouni, quando comandou a TI do MEC. “Não tinha gente e nem contrato para suportar esses projetos estruturantes da Educação e caiu por causa disso”, me conta uma fonte.
E vejam como o mundo dá voltas. José Bueno caiu do MEC por causa desse problema de implantação do software livre. Quem o demitiu foi o então ministro da Educação, Fernando Haddad. Agora o destino traz Bueno para o DATASUS pelas mãos de Estela Haddad.
*Sérgio Rosa, não tenho “espiões” na Fundação Perseu Abramo. Só amigos que te conhecem bem. hahahahahahahah