Comunicação do PL faz novo encontro com as big techs, sem “apoio” do X de Elon Musk

Com as presenças do ex-presidente Jair Bolsonaro e da esposa Michele, o Partido Liberal está anunciando a realização no próximo dia 30, em Fortaleza (CE), da segunda reunião da Comunicação Digital. Desta vez conta com o apoio declarado da Meta e do Google, que se dispõe a realizar oficina para mostrar as novas ferramentas de Inteligência Artificial e seu uso na política. Curiosamente a plataforma X não figura como apoiadora do evento e nem está claro se participará dele em Fortaleza.

No primeiro encontro realizado em fevereiro em Brasília, que o ex-presidente não pode comparecer por problemas de saúde, a representante da plataforma X (antigo Twitter), de Elon Musk, acabou se metendo numa saia justa política. Diversos comunicadores do PL cobraram da rede social um posicionamento de se rebelar contra as ações do STF, resgatando os perfis de militantes que foram bloqueados. Mas acabaram frustrados quando a representante explicou que a plataforma era obrigada a cumprir decisão judicial.

Talvez esse abalo no relacionamento esteja agora impedindo a rede de Elon Musk se envolver mais claramente com o projeto do PL, de reforçar a participação do partido nas redes sociais, inclusive com o uso de novas ferramentas de IA. Não dando assim espaço político para um eventual crescimento do PT na Internet, o que atualmente parece coisa impossível de ocorrer, apesar do esforço da militância.

O PL garante que o encontro terá o objetivo de novamente compartilhar experiências de boas práticas, com a apresentação de casos de sucesso. No encontro de Brasília houve muita discussão sobre novas tecnologias surgindo e foi possível avaliar que 90% do auditório, praticamente lotado, era formado com a presença de microempresários de agências digitais. Um verdadeiro exército de influenciadores nas redes sociais.