
Softex Capturada –
O vice-presidente da Softex, Diones dos Santos (foto), não aguentou a pressão exercida pela ministra Luciana Santos (MCTI) e pediu pra sair. Depois de ter tomado de assalto a entidade, colocando um preposto ligado à empresários de Pernambuco na presidência da instituição, a ministra conseguiu se livrar do vice que não tinha ligações políticas com o PCdoB ou os empresários da sua base eleitoral. A Assembléia para efetivar a saída de Diones está marcada para o dia 11, na próxima quinta-feira.
Softex Capturada 2
Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Softex sempre foi um chamariz para empresários querendo entrar pela janela nas verbas destinadas pela pasta para inovação e crescimento do mercado brasileiro de TI. Não bastasse já ter ligações com empresários pernambucanos que elegeram um preposto em Brasília, agora as grandes empresas do DF também colocarão o pé na Softex, através de Marco Tulio Chaparro, presidente do Sindesei-DF (Sindicato das Empresas de Serviço de Informática do Distrito Federal) (foto). Ele será eleito vice-presidente no lugar de Diones dos Santos. *É isso, 2026 está chegando e a turma do MCTI tem pressa.
CITDigital
A secretária-adjunta da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Nina Fernandes dos Santos, foi designada hoje como suplente da SECOM no Comitê Executivo do Comitê Interministerial para a Transformação Digital – CITDigital. Ela substituirá Octávio Penna Pieranti, que na próxima quarta-feira (10) toma posse no Conselho Diretor da Anatel. è, parece que a SECOM já não cabe mais na sua estrutura. Já começa a se alastrar pelo governo federal.
Cheiro de queda
Eu, se fosse o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, não faria crediário até o fim deste ano. Mas em se tratando de Amorim nada pega, pois parece que ele é imortal. Vamos aguardar.
Banho-Maria
A demora no envio dos projetos de Lei que visam regular as Big Techs por parte do presidente Lula têm quatro possibilidades avaliadas por fontes governamentais: 1 – O post do Trump da semana retrasada assustou muita gente; 2 – Estão esperando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro acabar; 3 – Estão esperando a investigação da Seção 301 acabar nos EUA e ver que medidas comerciais poderão adotar e 4 – Preferiram sancional primeiro o PL 2.628 do “ECA Digital”, que combate os crimes praticados nos ambientes digitais contra crianças e adolescentes.
*Este blog implicante tem uma quinta opção: 5 – os lobistas das big techs espalhados pelo governo ou orbitando em volta dele conseguiram embolar a discussão, mantendo a velha tradição de ganhar tempo enquanto não acham uma saída para inviabilizar as propostas.
Lula e a Telebras
Não é apenas o resgate de um compromisso que assumiu em 2010, quando reativou a Telebras para ser o braço do governo na conectividade de áreas remotas, onde as teles não vão porque não dá lucro. É o resgate de uma promessa feita há 27 anos pelo Governo FHC, de que a venda da estatal serviria para conectar o país com essas mesmas empresas privadas. Precisou de um terceiro mandato para Lula assumir essa tarefa em nome da tucanada extinta ou quase depenada. E certamente terá que haver um quarto para ele ou alguém que o suceder concluir essa tarefa. Frederico de Siqueira Filho, um técnico, tem conseguido fazer mais política pública como Ministro das Comunicações, do que muita gente tarimbada que anda por aí. Agora é uma questão de escolha daqueles que ainda sobem em árvore para conseguir a conexão.
Deus na causa
Se eu fosse os funcionários da Telebras, aproveitava e rezava agradecendo à Deus pela virada na relevância que a empresa acabou de ganhar dentro do governo. Não é todo dia que uma estatal sai da condição de “privatizável” para candidata à “independente”. Façam por merecer e contem com o apoio do “divino”.
*Mas o “divino” certo, ok?
Irmã ausente
Ninguém da diretoria da Anatel ou que tenha alguma relevância na periferia da agência prestigiou a solenidade de assinatura do contrato de gestão da Telebras com o Ministério das Comunicações. Que as duas irmãs não se biquem há anos dá até para entender. Mas não mandar nem um gerente de área é muita maldade. Não teve nem um videozinho do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, parabenizando a inciativa. Mas para as empresas de telecomunicações no Painel Telebrasil ele fez questão de gravar um. *Gente ingrata!
Agora vai!
No Orçamento da União para o ano que vem a Ceitec S/A teve um salto na sua proposta orçamentária. Saiu dos míseros R$ 45,6 em uso este ano; para R$ 60,3 milhões no orçamento de 2026. Um salto extraordinário de 32,36%. Com essa fartura toda, Luciana Santos e o MCTI cumprem a promessa do presidente Lula de reativatr a única estatal de chips da América Latina. Tudo indica que lá para o ano de 2.150 ela estará à pleno vapor. Parabéns, Luciana!