Ciro sobre a Ceitec e a tecnologia nacional: “o que for destruído eu reponho”

Ao participar de uma ‘live’ com economistas sobre diversos temas econômicos nacionais, entre eles, a tecnologia, o candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, disse que tem feito ‘provocações’ ao candidato Lula (PT), no sentido de fazer um “fogo de barragem”, para tentar impedir a extinção da Ceitec SA. Segundo ele, é possível impedir o desmonte da empresa agora, antes mesmo que assuma o próximo governo em substituição à Bolsonaro.

O candidato criticou a dependência tecnológica militar: “No complexo industrial militar a gente gasta bilhões e, numa coisa patética, as Comunicações militares são processadas em satélite norte-americano. A mira dos nossos barcos é feita em GPS norte americano. Se é assim, pra quê ter Forças Armadas? Sustento que nós temos que ter, mas não assim”, afirmou.

Ao se referir à Ceitec, mas apontando para o setor estatal como um todo, o candidato Ciro Gomes prometeu que se for o próximo presidente do Brasil irá rever todas as decisões tomadas pelo Governo Bolsonaro que considerar que tenham prejudicado o país: “o que for destruído eu reponho”, avisou.

Condenou o descompasso da balança comercial brasileira, que aponta para grandes importações de bens tecnológicos, enquanto o país se remunera apenas com a venda de matérias primas e minério de ferro e mercadorias produzidas pelo agronegócio. “Estamos trazendo tudo do estrangeiro e pagando com bode, milho, minério de ferro e petróleo in natura; essa conta não fecha”, declarou.

A “live” de Ciro Gomes foi realizada no YouTube no programa: “Conexão Xangai:

O programa “Conexão Xangai” foi realizado pelos seguintes economistas:

André Roncaglia – Prof. Economia @unifesp | Pesquisador @cebrap | Macroeconomia | HPE | Desenvolvimento | Desigualdade de Riqueza Autor “Brasil, uma economia que não aprende”.

Paulo Gala – Economista FEA/USP. Mestre e Doutor em Economia EESP/FGV, onde é professor Economia e Finanças.

Uallace Moreira – Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Professor of Economics , Institute of Economics (UFBA).

Elias Khalil Jabbour – Professor of Theory and Politics of Economic Planning @uerjoficial | PhD in Human Geography @usponline | Researcher on Chinese Market Socialism.