O diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações, Romulo Barbosa, foi oficialmente exonerado hoje (1°/03) pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Levou quase dois meses para que o ato fosse publicado no Diário Oficial da União. Para o cargo de diretor, foi nomeado Jordan Silva de Paiva, assessor da Superintendência de Fiscalização da Anatel.
Romulo caiu em desgraça ao comprar uma briga com a Telebras, quando tentou repassar um contrato de serviços de conectividade por satélite da estatal para a empresa Starlink, do empresário Elon Musk. A empresa faria a conexão com seus satélites de baixa órbita com velocidades superiores aos oferecidos no mercado para o programa GESAC – Governo Eletrônico, Serviço de Atendimento ao Cidadão, que conecta por satélite em torno de 14 mil escolas públicas.
O ex-diretor segurou a renovação do contrato com a Telebras, porque estava direcionando a competição para a Starlink, ao indicar um padrão de velocidade de conexão que somente a empresa de Elon Musk poderia oferecer. Não havia espaço para outros concorrentes apresentarem em paralelo uma proposta que fosse mais modesta em preço e conectividade.