Bloqueio ao telemarketing ainda é pífio, num país onde o que deveria ser regra tornou-se exceção

Segundo comunicado da Conexis, a plataforma “Não Me Perturbe”, que está em operação desde julho de 2019, fechou o ano de 2021 com 9,55 milhões de números de telefones cadastrados para não receber chamadas de telemarketing e empresas de telecom e de oferta de crédito consignado.

Para um país que tem 258,1 milhões de acessos na telefonia móvel e 28,9 milhões na telefonia fixa, os dados da Conexis demonstram que a iniciativa carece de uma campanha nacional de conscientização maior, já que são pífios. Mas a iniciativa não deixa de ser válida, só precisa de maior publicidade.

A maior parte dos números bloqueados, segundo ainda o comunicado da entidade, está no Estado de São Paulo, com 4,594 milhões de números registrados. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 71,8 milhões de celulares e 10,7 milhões telefones fixos. Em segundo lugar em volume de cadastros na plataforma NMP está Minas Gerais, com 856 mil números, seguidos do Paraná com 844 mil e do Rio de Janeiro com 587 mil registros.

O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, são 297 mil números cadastrados, o que representa 5,8% da base de telefones fixos e móveis do DF.

“A plataforma é um compromisso com o cliente que não quiser receber ligações de telemarketing desses dois setores, tanto que em 2021 os setores de telecom e bancário fizeram uma grande campanha nas redes sociais para aumentar a divulgação da Não Me Perturbe”, comentou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

*Vamos ao que interessa: Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores deve fazer o cadastro diretamente no site https://www.naomeperturbe.com.br/ ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.