Estou aguardando uma entrevista no Serpro para falar de Segurança da Informação. A entrevista não sairá aqui no Blog, porque trata-se de assunto sério e este Blog não vale nem uma nota de três reais. Será publicada no portal Convergência Digital.
No meu entender, a empresa deu um banho de competência durante o feriadão. Mostrou firmeza ao conter um ataque massivo de negação de serviço em sua rede, que poderia ter deixado boa parte do governo fora do ar.
Teve gente desdenhando, para variar, mas acompanhei de “dentro” o trabalho que a turma da SI teve para não deixar que o governo ficasse à mercê de um bando de safados, que tentam confundir a opinião pública com a tese do “ciberativismo” na rede.
Para mim ciberativismo foi o que ocorreu, também neste mesmo fim de semana, no Twitter, quando milhares de pessoas denunciaram simultaneamente um site de pedofilia que estava operando para quem desejasse acessá-lo. Já foi retirado do ar e creio que o dono já dançou.
* Outra coisa: Não me venham com a velha conversa fiada de que empresa estatal não dá conta do recado e aqueles papos sinistros de “Estado Mínimo” – o velho discurso de que serviço terceirizado é o que funciona. Aí serei obrigado a demonstrar algumas cagadas já ocorridas pelo Brasil afora nesse campo.