Abraji e InternetLab discutem o PL das Fake News

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o InternetLab – centro independente de pesquisa em direito e tecnologia – vão realizar no dia 14 de julho, às 19h (horário de Brasília), o webinar “PL das Fake News: riscos para a liberdade de imprensa” com a participação do deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES); Taís Gasparian, advogada e especialista em mídia e internet; Francisco Cruz, diretor do InternetLab e Cristina Tardáguila, diretora da Rede Internacional de Checagem de Fatos (IFCN, na sigla em inglês). O evento é totalmente gratuito, sem necessidade de inscrição e vai ocorrer diretamente no canal da Abraji no Youtube, com mediação feita pela diretora da entidade, Natália Mazotte.

A Abraji e o InternetLab têm participado de diversas discussões sobre o PL 2.630/2020 desde o início da tramitação no Congresso e assinaram notas coletivas pedindo o adiamento da votação do projeto no Senado, por considerar que ele não foi discutido em comissões do Congresso, num momento de crise política e no qual a sociedade enfrenta uma pandemia. O texto-base da proposta, aprovado pelo Senado, será discutido agora na Câmara dos Deputados nas próximas semanas.

O InternetLab atua como ponto de articulação entre acadêmicos e representantes dos setores público, privado e da sociedade civil. A entidade acredita que o PL das Fake News precisa favorecer a transparência, e não a vigilância, sob pena de se transformar em instrumento que pode prejudicar a liberdade de imprensa.

*Para acessar o webinar, clique aqui.