
– O que a imprensa não traz, a Tocha traz! –
Os 15 democratas:

Me assusta saber que o governo tenha, no âmbito do Comitê Interministerial para a Transformação Digital, uma “câmara técnica”, formada por 15 elementos, que terão a atribuição de discutir “Cidadania Digital e Democracia”. E ninguém da Sociedade Civil Organizada para acompanhar essas “reuniões de trabalho”.
“Dispensado”
A ministra Luciana Santos (MCTI) “dispensou” a presença do ex-presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT. Não fazia realmente sentido que Janine representasse os interesses deste sindicato de cientistas, após ter deixado a presidência. Soava até como uma afronta à nova presidente da SBPC, que certamente não foi ouvida na escolha dele no início do ano. *Se é Deus que te prende, goodbye my friend.
“Dispensado” – 2
Já este aqui é um caso mais difícil de informar, porque oficialmente nada aconteceu. Mas as más linguas garantem que Alexandre Amorim está sendo ejetado da presidência do Serpro. Este blog mantém a sua opinião, de que o melhor que Amorim pode fazer nessas horas é evitar de fazer crediário. De preferência não faça até o fim do ano. Passada essa fase, aí ele pode respirar, porque em ano eleitoral não se muda dirigentes de empresas estatais que tenham o caixa cheio.
IA na Saúde
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, está realizando um “Chamamento Público”, para selecionar uma universidade pública federal, que terá a missão de “apoiar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a gestão em saúde, num Centro Nacional de Dados e Inteligência Artificial”. As universidades já encaminharam as suas propostas no último dia 7 deste mês. Aguardemos pelos resultados.
O custo da Fake News
A Fundação Universidade de Brasília pretende gastar R$ 619 mil com a Funape – Fundação de Apoio à Pesquisa – na execução de um projeto que tem o seguinte objetivo: “aprendizagens linguísticas ativas para o desenvolvimento do letramento crítico em tempos de fake news e inteligência artificial”. Antes que este blog sirva de exemplo sobre “letramento em tempos de fake news”, informamos que a grana deverá sair dos cofres da UnB através do Contrato N º 250/2025, Processo 23106.059891/2025-94. Com dispensa de licitação.
Deu ruim
A boa e velha “Cobra Tecnologia”, que hoje atende pelo pomposo nome de “BB Tecnologia e Serviços”; o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, “tomaram bomba” num levantamento sobre “contratações de tecnologia da informação”, no período entre 2013 a 2017. Após a conclusão da auditagem, em 2020, o Tribunal de Contas da União deu 180 dias de prazo para a turma se explicar e disponibilizar as informações no Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP). Como não fizeram, o resultado do processo foi apensado à outro que investiga situação similar e as medidas que poderão prejudicar os CPFs dos gestores ficaram para as calendas gregas. O problema parece ser o sistema, que é ruim para guardar as informações. Este blog entende que, quando um sistema de prestação de contas falha…
Entrei na “Roda”
Até me assustei. Recebi um convite da Assessoria de Imprensa do Serpro – aquela que vive dizendo que eu propago inverdades – para participar de uma “Roda de Conversa Exclusiva para a imprensa, sobre Inteligência Artificial” – coisa chique demais para jornalistas. Será na próxima segunda-feira (13) às 16 horas na sede da estatal. Olha, confirmo a presença, mas desde já digo que será sacanagem de vocês se cuspirem no meu café, me deixarem trancado no elevador ou me barrarem na entrada do prédio que tem cara de tanque de guerra, construído nos governos militares.
*PS: Não avisem para o Amorim que eu vou!
*Fui! Bom fim de semana.










