A Receita Federal sob a ótica do Google Maps, num governo que se diz Digital

Saiu no Diário Oficial da União a Portaria nº 115/2021, que “transfere as atividades de atendimento presencial da Agência da Receita Federal do Brasil em Paulo Afonso – BA para outras unidades da Receita Federal”.

E a portaria sugere que os contribuintes passem a se deslocar, para terem atendimento presencial da Receita Federal, aos municípios próximos ao de sua cidade Paulo Afonso. De “preferência”, por exemplo, a agência da Receita Federal em Euclides da Cunha.

O que isso significará para o contribuinte?

Vejamos:

Mas a portaria da Receita Federal, preocupada com a situação do contribuinte de Paulo Afonso oferece uma outra alternativa. O vivente poderá se deslocar para a unidade localizada em Feira de Santana, ali pertinho, quase na esquina:

Por sorte, o município de Paulo Afonso conta com razoável infraestrutura de Internet e até pontos de acesso gratuito. Dará para muita gente se virar pelo serviço online prestado pela Receita, caso algum ‘barnabé’ não exija que ele se desloque para entregar a papelada.

Porque a cultura do papel respira, ainda que por aparelhos, na Receita Federal do Brasil.

*Neste caso, se eu fosse o contribuinte de Paulo Afonso, declarava a sua satisfação quando fosse apresentar o Imposto de Renda este ano. No mínimo deduziria o custo do deslocamento, explicando que algum burocrata não está nem aí para ele.