
A suspensão é temporária, segundo o aviso publicado ontem (30) pela Comissão Nacional Energia Nuclear (CNEN), por conta dos resultados de um “incidente cibernético” ocorrido na última sexta-feira, dia 28/03. O ataque ocorreu nas redes do IPEN/CNEN e as ações corretivas necessárias tiveram início no mesmo dia. “Os profissionais de TI estão desde então atuando para a mitigação das causas e para o restabelecimento pleno das operações”.
A direção da CNEM garante que a segurança física, a radiológica e a nuclear não foram afetadas. “No entanto, em função da necessidade de preservar a integridade do ambiente de TI foi necessário desconectar a rede do Instituto do ambiente externo, incluindo os acessos via Internet, até que todas as ações preventivas necessários sejam implementadas”.
O resultado foi a suspenção da produção e o fornecimento de seis radiofármacos previstos para esta semana:
a) Iodo-131
b) Lutécio-177
c) Tálio-201
d) Guan-IPEN-131 (MIBG)
e) Gerador de tecnécio-99m
f) Citrato de gálio-67
“A CNEN está envidando todos os esforços necessários para o restabelecimento do fornecimento e coloca à disposição o seguinte telefone emergencial (11) 94863-0267, assim como o endereço de e-mail diretoria.ipen@cnen.gov.br”.