Nuvem federal preocupa empresas de Brasília

O presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF), Carlos Jacobino Lima, manifestou a preocupação da área empresarial de TI de Brasília, quanto à sua participação no projeto de “nuvem soberara” proposto pelo governo federal, conhecido também por Infraestrutura Nacional de Dados. Os empresários ainda não tiveram a oportunidade de conversar de forma clara com o governo, sobre como as nuvens do Serpro e da Dataprev, que já vêm com uma ampla gama de serviços de parceiros internacionais, competirão contra as empresas nacionais – sobretudo as de Brasília – na oferta de novas tecnologias para os diversos órgãos do setor público.

“As estatais têm uma dupla vantagem sobre as empresas privadas, pois compram tecnologias em grande volume e revendem os serviços sem passar por licitação, o que acaba gerando uma dupla vantagem sobre as empresas privadas, que geram empregos e pagam impostos”, destacou Carlos Jacobino.

O presidente do Sinfor-DF disse que as empresas da capital federal são resilientes, aprenderam a conviver com esses obstáculos, mas esperam que o governo federal repense a estratégia que vem adotando, se nela a indústria nacional de TI não estiver sendo contemplada.

Jacobino abriu hoje (26) a “6ª Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI”, que até o próximo dia 28 de novembro reunirá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães mais de 1,5 mil empresários e especialistas em inovação do país. Serão mais de 55 painelistas em 12 debates.

As discussões vão desde como evitar que a Inteligência Artificial destrua a criatividade nas empresas até neuroengenharia e experiências imersivas. Além disso, o evento terá espaço para networking de mulheres empreendedoras, discussões sobre o uso da Inteligência Artificial na advocacia, um torneio de robótica e um hackathon.

A professora-pesquisadora do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Melissa Webster, estará em Brasília para apresentar seus estudos sobre a adoção e as implicações do ChatGPT e outras IAs generativas no mercado de trabalho e na educação. Sua palestra, intitulada “O Impacto da Inteligência Artificial na Sociedade”, será um dos destaques do evento.

“É impossível imaginar um mundo sem a presença do digital, e a sociedade precisa se preparar para aproveitar ao máximo o que a tecnologia tem a oferecer. Há uma grande discussão sobre o papel da IA, mas a tecnologia é parte da solução, por isso devemos nos conectar, humanos com humanos, para entender o que deu certo até agora e o que nos espera no futuro próximo”, explica o presidente do Sinfor-DF.

Entre os palestrantes, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, apresentará detalhes da transformação digital no Estado. Ele implementou a telemedicina em 222 municípios piauienses. Vai destacar a importância dos investimentos em sistemas e soluções tecnológicas para melhorar o acesso da população aos serviços públicos.