O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou hoje (08) que as empresas prestadoras de serviços de telecomunicações poderão pleitear junto ao BNDES uma linha de crédito especial para a reconstrução de sua infraestrutura que foi destruída após as inundações no Rio Grande do Sul. Essa linha de crédito será disponilizada com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST).
“O presidente Lula determinou que todos os esforços sejam feitos para auxiliar o povo gaúcho. E o Conselho Gestor do FUST, sensibilizado deu uma resposta imediata. Nós vamos disponibilizar através do fundo linhas de crédito com taxas de juros reduzidas visando a reconstrução da infraestrutura de telecomunicações em todas as áreas que foram declaradas em calamidade pública”, disse o ministro.
Juscelino não explicou quanto o BNDES irá disponibilizar como crédito especial para essas empresas. Cada uma deverá apresentar em breve o seu plano de reconstrução e o custo necessário para concluir o projeto.
O empréstimo a ser feito pelo banco de fomento prevê taxas de juros muito abaixo das praticadas pelos bancos privados no mercado, além de um longo prazo para pagamento e período de carência para o empresário começar a devolver o dinheiro que captou. Torna-se atrativo para as empresas que irão necessitar de recursos para reconstrução de suas redes.
Juscelino participou do lançamento dos novos projetos de financiamento do BNDES para a construção de redes de banda larga, investimento que também conta com os recursos do FUST. As empresas que contraíram o empréstimo facilitado junto ao banco de fomento, terão como contrapartida prover a conectividade de escolas públicas à Internet. O evento contou com a presença de diversas autoridades. Estre elas, do ministro da Educação, Camilo Santana, que estava acompanhado da sua equipe, além de representantes da Anatel, dos empresários e parlamentares.
*Foto: Ministério das Comunicações.