MCTI investe R$ 23 milhões em observatório de pesquisa em Blockchain

Ao falar na câmara dos Deputados sobre o papel do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no incentivo e promoção da tecnologia Blockchain, a Coordenadora-Geral de Governança Digital, Eliana Azambuja, anunciou que o MCTI estará lançando em breve o “Projeto Ilíada – A nova Internet de confiança”, que visa disseminar o uso de blockchain pela rede mundial de computadores.

O projeto é fruto de uma parceria do ministério com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o CPqD e deverá conter um “observatório” voltado ao amadurecimento dos estudos sobre essa tecnologia, com estimativa de investimento da ordem de R$ 23 milhões.

Eliana explicou que esse projeto é apenas mais uma das iniciativas que o MCTI vem apoiando no país direcionados para a difusão da tecnologia Blockchain, assim como outras tecnologias que envolvem Inteligência Artificial, Segurança Cibernética, etc. Que, em sua avaliação, ainda necessitará de mais capacitação com a formação de mais pesquisadores e trabalhadores à medida que ela avançar no seu uso em todo o país.

Eliana participou de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.