Coluna da Segunda: “Nada será escondido”

Repito a frase dita mais uma vez pelo presidente Lula em reuniões ministeriais, sobre o tratamento que ele espera que seja dado à imprensa por este governo. Porém, este blog não espera grandes coisas. Ficou claro que neste governo o que Lula quer, boa parte desta cúpula governamental não está nem aí para isso. Ministros, que só cuidam dos seus interesses eleitoreiros no ano que vem, só divulgam notícias controladas por suas assessorias. Aqueles que contestam alguma informação ou o comportamento do governo são tratados como “inimigo”.

*Não mudou nada em relação ao Governo Bolsonaro. São iguaizinhos, já que as assessorias contratadas são as mesmas.

Nada será escondido II

Juscelino Filho (Comunicações) e Esther Dweck (Gestão e Inovação), por exemplo, esconderam em suas agendas no ultimo dia 13, que a cúpula dos dois ministérios iria se reunir para discutir “Transformação Digital”. O Gabinete de Juscelino chegou a divulgar o encontro por volta das 16 horas na agenda oficial. Mas a informação para tomada de conhecimento da Imprensa somente ocorreu depois dos ministros publicarem a sua versão do encontro no Twitter. Ou seja, uma reunião que ocorreu no horário do almoço (entre 11h30 a 12hs), só existiu para a imprensa tomar conhecimento após às 16 horas, quando já era tarde para qualquer cobertura presencial.

Nada será escondido III

Já Esther Dweck, a ministra da Gestão, fez muito pior, pois nem divulgou a reunião em que levou a sua cúpula ao Ministério das Comunicações. Simplesmente o Gabinete dela ignorou o encontro em sua Agenda Oficial, até por volta das 17 hs, pelo menos, quando o blog fez sua última pesquisa. Mas ela não se furtou de informar também após às 16 horas no Twitter que se reuniu com Juscelino Filho para tratar de Tranformação Digital.

*São apenas alguns exemplos de como esse pessoal não está nem aí para o que Lula diz. Não dá para levar a sério o que o presidente deseja. Eles só fazem o que querem.

IA em debate

Na próxima quarta-feira (21) o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) terá reunião para apresentação do plano de trabalho do estudo sobre inteligência artificial, automação do trabalho e empregabilidade. Segundo informações da Agência Câmara, a “intenção é avaliar os impactos da automação no mercado de trabalho a fim de garantir a requalificação e reorientação profissional e a empregabilidade das pessoas afetadas pela automação”.

Recado político?

Olhando para essa imagem não dá para acreditar no noticiário de que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, esteja caindo por falta de apoio do seu partido, o União Brasil. Lula fez questão de posar com a mão no ombro de Juscelino, como se quisesse mandar um recado sobre a permanência do ministro. Que foi uma indicação do senador Davi Alcolumbre (União-AP). O ministro, que não é bobo, tratou de circular em suas redes sociais a imagem, como forma de mostrar que goza de prestígio político junto a Lula. Mesmo assim, continuam pipocando informações de que o deputado Fernando Marangoni (União-SP) acabará virando Ministro das Comunicações. A conferir.

O lacrador

Não vou nem entrar no mérito da autopromoção em pleno prédio público e se valendo de equipamentos para serviço, porque neste país o uso da máquina em benefício próprio sempre passou sem nenhum tipo de reprimenda dos organismos de controle.

Claro que isso não é para todos, pois se um funcionário borra botas se meter a se promover nas redes sociais e desperdiçar papel, perderá o emprego na hora.

A minha única dúvida é saber que horas este senhorzinho tão preocupado com a sua audiência nas redes sociais está trabalhando na tal “articulação política” do governo.

Telebras

Dois novos integrantes no Conselho de Administração da Telebras acabam de ser anunciados pela empresa. Gil Pinto Loja Neto e Jerônimo José Cabral Guedes. Pelo menos o ex-auditor da Dataprev, Gil Loja, não perdeu tempo e já atualizou o perfil no LinkedIn. Sua passagem na Consultoria Jurídica da estatal foi marcante. Gil foi o responsável por um parecer que não viu irregularidade no processo de aquisição de licenças de software SUSE, que teve seu uso barrado dentro da empresa por uma equipe técnica defensora dos contratos da RedHat. A mesma equipe continua mandando lá. Este blog denunciou essa confusão, que acabou gerando injustamente a demissão por justa causa do funcionário que atestou as qualidades do SUSE. Um rumoroso caso que envolveu a Controladoria Geral da União e não puniu mais ninguém. Já a turma da RedHat continua mandando e desmandando na estatal neste novo governo.

O outro Telebrino

Fotos Ivone Perez –

Há um terceiro nome aprovado para o Conselho de Administração da Telebras, segundo a rádio corredor da empresa: o do ex-deputado, Jorge Bittar. Mas ele só deverá ser anunciado oficialmente no fim do mês. Bittar deve estar louco para por os pés no governo e ainda receber uma graninha de R$ 4 mil por participação no organismo. Lá ele poderá meter o bedelho em favor de futuros acordos da estatal com as empresas de telefonia nos programas de inclusão digital.

Passando raiva

Com a ida de mais um ex-diretor do Serpro para o Governo de São Paulo, desta vez aguarda-se a transferência de Ricardo Juca, o povo lá da Prodesp – estatal do governo paulista – não anda nada satisfeito com o novo apelido que ganharam no mercado de TI: “Serprinho”.