Transição nos detalhes sórdidos da notícia

Há um nítido propósito de esvaziar a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, para levar a estrutura de poder dela para um outro lugar, para outras mãos. Daí esse discurso esquisito de “caos na área”. Este blog tem um entendimento sobre coisas assim em transição de governos: nada está tão ruim que não possa ser piorado. Quem viver, verá.

Regulação zero de plataformas

Eu aposto como as grandes plataformas de Internet estão amando essa conversa de se partir do zero nos próximos 100 dias a discussão da regulação delas no Brasil. Apesar de já termos um projeto pronto no Congresso para ser votado ou, se for o caso, aprimorado (falo do PL 2630 de Orlando Silva). As plataformas adoram quando gênios da Comunicação falam em retomar o assunto, ainda mais do zero. Isso significa que levará pelo menos mais uns 3 anos de discussão infindável sobre o quê regular, contando com a possibilidade de que os gênios chegarão a um acordo nesse prazo de 100 dias e depois a proposta ainda passe para as instâncias do Legislativo. Se a ideia é não regular, ou protelar o assunto, começar tudo do zero foi a melhor proposta que já vi nos últimos tempos. Estão de parabéns!

Sem LGPD e nem Safari

Não é só a falta de aderência à Lei Geral de Proteção de Dados, o problema da página da Transição do Governo Lula. Se tentar entrar via navegador Safari a página não carrega, dá pau. Mas eu asseguro que não é questão ideológica. É barbeiragem de empresa contratada nas coxas para fazer o serviço.

Me custa a acreditar que o PT – maior partido da América Latina – não tenha nenhum cara disponível em informática para resolver esse probleminha.

Tomou Doril

Parece que sumiu o “voluntário chão de fábrica”, que se dispôs a “colaborar de graça” com a coordenação do GT de Ciência e Tecnologia na Transição do Governo Lula, só com a cândida intenção de salvar o Brasil. Não foi mais visto depois que acabou barrado no baile, sem direito a dar pitacos nas reuniões internas do GT e externas com a equipe do atual governo. Esse GT está cheio de gente ingrata, que não aceita gente de bem disposta a tirar o país das trevas tecnológicas. Arre!

Em alta

Com a chegada do ano novo, o mercado que ainda vende “pendrives” está em alta. Não sei se foi por ocasião do Eduardo Bolsonaro ter dado uma de garoto propaganda do bicho na Copa do Catar, ou se pela facilidade de entrar e sair do Centro Cultural do Banco do Brasil com o troço no bolso. Poxa! Passa uns aqui pro velhinho, vai?

Editora LGPD

Serpro lança hoje o livro “Governança em privacidade e proteção de dados: uma visão integrada aos negócios empresariais”. Vai ter até ‘regabofe’ para “DPOs” interessados neste Best Seller.

*Prefaciado pelo coronel Ortunho?