Kaspersky: 58% dos apps não-oficiais para carros conectados usam dados pessoais sem permissão

Especialistas da Kaspersky analisaram 69 aplicativos para celular de fabricantes não-oficiais para controlar carros conectados. A investigação revela que mais da metade (58%) deles utiliza as credenciais dos proprietários dos veículos sem consentimento. Além disso, 1 em cada 7 não contém as informações para contato, o que impossibilita reportar potenciais problemas.

Os aplicativos para automóveis oferecem uma ampla gama de funções que facilitam a vida dos condutores, como destravamento de portas, ajuste da temperatura ou mesmo ligar/desligar o motor. Apesar da maioria dos fabricantes de automóveis terem seu próprio aplicativo, os apps de terceiros são muito populares por oferecem funcionalidades que ainda não foram introduzidas pelas marcas oficiais.

Os especialistas da Kaspersky examinaram 69 aplicativos de terceiros para identificar os principais riscos à privacidade e consideraram programas que são compatíveis com carros Tesla, Nissan, Renault, Ford e Volkswagen. O resultado mostra que mais de metade (58%) não alertam os riscos de se utilizar a conta do serviço original (do fabricante do carro) nessa integração. Isso é um perigo, visto que esses aplicativos foram baixados mais de 239 mil vezes na Google Play Store.

*Fonte: Assessoria de Imprensa.