Depois do noticiário desta semana, o trabalhador de TI que continuar achando que não precisa de sindicato, somente porque não quer pagar a suntuosa quantia do imposto sindical, merecerá passar por todos os dissabores que vierem no futuro.
E tenham certeza, eles virão.
Numa única semana o governo derrubou o impedimento para empresas poderem terceirizar em qualquer área. Não há mais atividade fim. Quem acha que conseguirá emprego nesse modelo, não, você terá um simples contrato de trabalho, que não lhe garante nenhum benefício, nenhum direito trabalhista.
Além disso, acabou com a responsabilidade de o governo assumir dividas trabalhistas que não foram pagas por empresas de terceirização. Tenho certeza que muitos de vocês já passaram por isso: se lembram quando o contrato estava para ser encerrado e a empresa deixava de depositar o salário do último mês? Era bom, não é?
Pois saibam que esse inferno voltou.
Vocês não terão direito também a: 1) férias; 2) 13º salário
O risco do empregador mandar vocês pedirem demissão, para serem recontratados como PJ é sério e não há sequer a garantia que ele irá repassar para o seu salário, os valores que ele recolhia para a Previdência, além do FGTS.
A partir de agora vocês só terão o amparo dos sindicatos para brigar na Justiça pelos direitos que foram retirados. Juntos, fortalecendo os sindicatos como seus representantes, vocês terão alguma chance de não serem assediados e escravizados.
* Esse é o preço que vocês pagarão por apoiar a deposição de um governo legitimamente eleito, que não compactuava com esse modelo de escravidão. Vocês até podiam não concordar com ele, mas deveriam ter esperado as próximas eleições para manifestar isso. Assumam as consequências agora.