Transição energética e Tecnologias para o Agro estão entre os setores mais atraentes para investimentos na modalidade CVC. 8ª edição do Corporate Venture in Brasil ocorre nos dias 29 e 30 de outubro, em São Paulo.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Global Corporate Venturing (GCV) realizarão, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de outubro, a 8ª edição do maior evento de Corporate Venture Capital (CVC) da América Latina, o Corporate Venture in Brasil (CV in Brasil). A iniciativa, que busca desenvolver e consolidar a indústria e o ecossistema de venture capital brasileiro por meio da expansão de fundos de CVCs internacionais no país, terá programação com painéis, pitch sessions, workshops, casos de sucesso, mesas redondas, reuniões de negócio e ainda a 3ª edição do Corporate Venture in Brasil Awards. Entre os convidados estão corporates brasileiros e internacionais de diversos países, além de startups brasileiras e especialistas.
O Brasil segue na liderança do ecossistema de CVC na América Latina, tornando-se exemplo para os países vizinhos. “Seguindo o exemplo de diversos corporates internacionais que já têm uma presença consolidada no Brasil, grandes empresas nacionais estão avançando de forma expressiva nessa modalidade de inovação. Elas estão criando seus próprios fundos, realizando investimentos significativos e fortalecendo ainda mais o já dinâmico mercado nacional de Venture Capital”, explica a gerente de Investimentos da ApexBrasil, Helena Brandão. “Somando empresas brasileiras e estrangeiras, temos mais de 200 corporações desenvolvendo atividades de investimentos e/ou inovação aberta no Brasil, gerando inúmeras oportunidades para desenvolvimento de novas tecnologias e de negócios inovadores no país”, pontua.
Para Jayme Queiroz, idealizador da Conferência pela ApexBrasil, “nos últimos anos temos observado o crescimento de interesse dos CVCs internacionais acerca de algumas tendências relacionadas ao Brasil. Nesse ano, em especial, percebemos uma forte demanda para oportunidades de negócios e investimentos nas áreas de transição energética, tecnologias para agricultura, substituição de produtos químicos para soluções biológicas, isso sem mencionar a tradicional demanda por serviços financeiros e inteligência artificial.”
O CV in Brasil está com inscrições abertas e ingressos à venda para o público de inovadores corporativos e investidores do Brasil nacionais e do mundo interessados em participar. Os ingressos são limitados e serão vendidos até o dia 28 de outubro, respeitando a lotação máxima do espaço.
Inscrições em:
www.cvinbrasil.com (https://web.cvent.com/event/d7e62837-1a77-4fff-aef0-65e4c50d9767/summary)
Credenciamento de imprensa: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=CEWR5Xs–Ea5jlHiOyklhlSUFIJsPGlAvY5s_JFjtBpUNlo3WEFEN0NCRDhVNk1DSTM4S0VWWFhWWi4u&route=shorturl
Oportunidades
Os números consolidados ao longo das edições anteriores do CV in Brasil revelam a importância da realização do evento e a pujança de oportunidades. Desde 2015, o evento facilitou mais de US$ 650 milhões de novos investimentos no Brasil, reuniu público de mais de 4200 pessoas, recebeu 114 corporates internacionais de diversos países e promoveu mais de 800 reuniões de negócios. Para esta edição, o CV in Brasil já conta com 30 corporates internacionais confirmados, vindos de: Singapura, Japão, Suécia, Alemanha, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos, Chile, Argentina, Colômbia, entre outros.
Enquanto alguns investidores estão vindo ao Brasil pela primeira vez buscando novos horizontes para seus futuros investimento, outros já investem ativamente no país e buscam novas parcerias e oportunidades, onde identificam o CV in Brasil como uma plataforma de conexões. Entre as atividades, os investidores se conectarão com fundos de Venture Capital e startups brasileiras para potenciais sinergias de investimentos. Até o momento, ao menos 300 reuniões já estão sendo arregimentadas pela ApexBrasil e pelo GCV.
Os 30 investidores internacionais participantes da 8ª edição do Corporate Venture in Brasil são: AI Fund; Agrosuper; Amazon (Climate Pledge Fund); Banco Davivienda; Banco Davivienda; Banco Galicia (Galicia Ventures); BAT (Btomorrow Ventures); CMPC (CMPC Ventures); Eaton Ventures; Evonik Venture Capital; Grupo FV (F Venture Capital / FVC); Grupo Murchinson; Idemitsu; InDrive New Ventures; Innventure (AAPRESID);
Itochu Corporation Brasil; LG Technology Ventures; Niterra Group (Venture Lab, MOVA);
Norinchukin Bank; OiKo Credit; Saison Capital; Scania Group (Scania Invest); Techint Group (TechEnergy Ventures); Thomson Reuters; Ventures (TR Ventures); Toronto Stock Exchange (TSX Venture); Visa; Vista Equity (VX Ventures); e Zeiss Ventures.
Destaques da programação
A curadoria de conteúdo dos painéis e debates foram minunciosamente estudados pela equipe gestora do projeto, trazendo as temáticas mais quentes e discussões que gerarão novos insights aos participantes do evento. Tópicos como mudança climática, fomento a startups de deeptech, geração de valor às startups investidas, tendências globais, entre outros, serão abordados por grandes especialistas brasileiros e estrangeiros. Destaque para os dois Keynotes:
• Phoebe Wang representando o Climate Pledge Fund, fundo de USD 2 bilhões liderado pela Amazon e dedicado a apoiar o crescimento de soluções inovadoras que mitigam as mudanças climáticas e promovem a transição energética. Phoebe explanará os desafios globais, a atuação do fundo para o atingir emissões zero de carbono da Amazon até 2040, tendências tecnológicas e o mais importante: estimular as corporações a adotarem soluções e modelos de negócios inovadores para a transformação positiva desse contexto. O fundo já investiu em ao menos 30 startups e atua como cotista em múltiplos outros fundos de Venture Capital pelo mundo.
• Andrew Ng – Uma das principais personalidades no campo da inteligência artificial. Ng acredita que a IA é a “nova eletricidade”, com o potencial de revolucionar inúmeras indústrias e criar milhares de novas aplicações. Em sua primeira visita ao país, representando o AI Fund, Andrew compartilhará suas perspectivas sobre o impacto da inteligência artificial nas grandes corporações e na sociedade global. Além de seu papel no AI Fund, Andrew Ng é um líder mundialmente reconhecido em IA. Ele é presidente e cofundador da Coursera, uma plataforma que democratizou o acesso à educação online. Também é fundador e presidente executivo da Landing AI, fundador da DeepLearning.AI e professor adjunto na Universidade de Stanford. O AI Fund já levantou mais de $175 milhões para investir em projetos de IA, refletindo a visão de Ng de fomentar a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias. Seu curso de aprendizado de máquina (machine learning) é um dos mais populares do mundo, com milhões de alunos inscritos.
Mulheres nos investimentos
Esta será a terceira edição do CV in Brasil com um evento especialmente dedicado para mulheres investidoras. O “3º Women in Venture” será apenas para convidadas e ocorrerá no dia 28 de outubro, como parte de atividades de pré-conferência. Este ano, a ação contará com nomes de peso da indústria de investimentos, sessão de pitch de startups lideradas por mulheres, além de um almoço exclusivo para relacionamento entre as participantes. Em especial, a Keynote da iniciativa será a Adriana Barbosa, fundadora do Preta Hub e Feira Preta, sendo reconhecida, em 2017, pela ONU como uma das 51 mulheres negras abaixo de 40 anos mais influentes do mundo. Sua atuação contribui para a criação de políticas mais inclusivas e sensibilização sobre a importância da diversidade. Ademais, suas iniciativas têm ajudado a transformar a vida de muitos empreendedores negros, proporcionando-lhes as ferramentas e oportunidades necessárias para prosperar.
Sobre a modalidade CVC
Corporate Venture Capital (CVC) é a modalidade de investimento por meio da qual grandes corporações investem diretamente em startups e empresas inovadoras ou em fundos que realizam a gestão dessas operações. O CVC é visto também como uma ferramenta para tornar grandes empresas atualizadas e preparadas para as grandes mudanças tecnológicas. Trata-se, principalmente, de uma prática para viabilizar objetivos estratégicos das empresas relacionados à inovação de novos negócios, produtos e serviços, seguindo tendências globais de eficiência operacional, padrões de consumo e tecnologias emergentes.
De acordo com dados do GCV, desde 2013, pelos menos 7.658 corporações vêm investindo em fundos e empresas inovadoras para obter novos resultados estratégicos e financeiros. Só em 2023, foram realizados quase 3.894 investimentos por CVCs, o que equivale a 30,68% de todo o capital investido em venture capital globalmente.
Sobre o CV in Brasil
O Corporate Venture in Brasil foi criado pela ApexBrasil e pelo GCV em 2015, com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento do ecossistema brasileiro de inovação e investimentos, trazendo mais liquidez para empresas de alta tecnologia e comunidade de Venture Capital como um todo. Apesar da atuação internacional da Agência, o projeto sempre estimulou a adoção do modelo por grandes e médias e corporações brasileiras, tendo em vista sua agilidade e potencial de impacto na economia. Ao longo dos anos, o evento consolidou-se e tornou-se a maior plataforma de negócios, compartilhamento de dados, práticas e relacionamento de Corporate Venture Capital da América Latina.
SERVIÇO
8ª edição do CV in Brasil
Quando: 29 e 30 de outubro de 2024
Onde: Hotel Intercontinental, São Paulo
Credenciamento de imprensa: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=CEWR5Xs–Ea5jlHiOyklhlSUFIJsPGlAvY5s_JFjtBpUNlo3WEFEN0NCRDhVNk1DSTM4S0VWWFhWWi4u&route=shorturl
Ou enviar nome completo, cpf e veículo para imprensa@apexbrasil.com.br
Mais informações e inscrições, acesse CVinBrasil.com (https://web.cvent.com/event/e96fa696-e6a7-4ab6-b7d3-4515f83792c6/summary)
Fonte: Apex-Brasil.