
A Secretaria de Governo Digital (SGD) informou nesta segunda-feira (21), que a assinatura eletrônica GOV.BR teve um crescimento de 90% no primeiro semestre de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com a SGD, Entre janeiro e junho deste ano, a solução foi usada 95 milhões de vezes. Já em 2024, no mesmo período, foram 50 milhões de assinaturas realizadas. A assinatura eletrônica é fruto de uma parceria entre o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“A Assinatura GOV.BR é uma ‘mão na roda’ para as pessoas e por isso, cresce tanto. Não precisa imprimir e nem se deslocar, o serviço pode ser utilizado pelo celular em qualquer lugar”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Além disso, o documento assinado digitalmente pelo GOV.BR tem validade jurídica e, segundo a legislação, tem a mesma validade de um documento físico”, completou.
Ainda de acordo com a legislação brasileira, a Assinatura GOV.BR é classificada como avançada, o que significa que seu uso dá garantias de segurança no processo de assinatura, é associada ao signatário de maneira individual e possui elevado nível de confiança e segurança. Além disso, quaisquer modificações posteriores à assinatura no documento digital são detectáveis.
*Fonte: Assessoria de Imprensa da SGD.