*Por Paulo Sanford – Para acompanhar as mudanças do mercado e a rápida evolução do comportamento do consumidor, os varejistas estão se reinventando a todo momento. O uso de soluções avançadas para otimizar processos e melhorar a experiência do cliente são fundamentais nesse processo.
Diante disso, novas tendências surgem diariamente e está cada vez mais claro que as empresas orientadas a dados são as que terão mais chances de sucesso nesse novo cenário. Aplicando ao varejo, o que podemos esperar nos próximos anos é um investimento cada vez maior em tecnologia de AI e Big Data, CX (Customer Experience), IoT (internet das coisas), Smart Devices, Blockchain, novas soluções de pagamento e antifraude, entre outras. Além disso, a transformação digital se manterá acelerada com as retail techs e a transformação do ponto de venda físico em um ponto de experiência, junto de serviços logísticos cada vez mais rápidos e eficientes. Todas essas mudanças farão a diferença no setor.
Para que as empresas consigam incluir essas inovações no dia a dia será preciso passar por uma profunda mudança cultural, quebrar paradigmas ultrapassados, desmontar processos enraizados e ineficientes, e se abrir para um modelo de change management. A corporação precisa ser data-driven, com o acesso à informação estruturada e disponível para todos os colaboradores tomarem decisões rápidas e eficientes. Outra competência fundamental para elas é saber usar da melhor maneira possível toda a tecnologia disponível, geralmente criada por companhias digitais e retail techs.
Por fim, acredito que essas tendências vêm para facilitar e aprimorar a experiência de consumo e esse é um caminho sem volta. Os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes e conectados, buscando uma experiência única e mais profunda com as marcas e as lojas. Diante disso, é essencial oferecermos o que eles estão esperando e principalmente, sair à frente da concorrência. Mas isso só acontece quando estamos preparados para mudanças, sejam elas quais forem. Fique atento e não permaneça com as mesmas estruturas. O futuro começa hoje!
*Paulo Sanford é engenheiro pelo CEFET e UNIFOR, com gestão empresarial pela FGV e STC em Kellog. Atualmente é CEO da WAP, maior empresa desenvolvedora de tecnologia de bens de consumo do Brasil.