Tecnologia no setor público: em que patamar estamos?

Por Nelson Pessoa Filho* – A tecnologia tem se consolidado como uma aliada estratégica na busca por mais eficiência no setor público . De acordo com a “Pesquisa TIC Governo Eletrônico 2023”, 60% dos órgãos federais e 26% dos estaduais já investiram em treinamentos de Inteligência Artificial (IA) para seus funcionários.

Esses dados revelam um avanço importante no estágio atual da transformação digital na gestão pública. No entanto, ainda existem barreiras relevantes a serem enfrentadas, especialmente relacionadas com a falta de capacitação e resistência à mudança de cultura.

Oportunidades para uma gestão mais eficiente

Maior transparência e controle de gastos, eficiência operacional, agilidade na prestação de serviços ao cidadão e melhoria na comunicação entre os órgãos e a população, são algumas das vantagens do investimento em tecnologia no setor público.

Com o uso de dados em tempo real, é possível identificar gargalos, desperdícios e falhas em processos, otimizando recursos e melhorando o planejamento. Além disso, a digitalização favorece um ambiente colaborativo entre diferentes áreas, essencial para a criação de políticas públicas integradas e eficazes.

Na área da saúde , por exemplo, sistemas integrados de gerenciamento de dados e prontuários eletrônicos otimizam o atendimento e facilitam diagnósticos mais precisos. Já na esfera da educação , o uso de plataformas de ensino à distância, aliadas aos sistemas de gestão escolar ampliam o acesso e reduzem o absenteísmo.

Na pública, o monitoramento em tempo real e a análise de dados auxiliam na segurança e no combate ao crime. Enquanto na gestão orçamentária, tecnologias inovadoras à transparência e ao controle de gastos públicos restritos para uma administração responsável.

Não menos importante, no setor jurídico, o uso de IA, a automação de processos, os sistemas de agendamento online e as plataformas de capacitação aceleram os trâmites e evitam a burocracia, tornando o judiciário mais acessível e eficiente.

Entraves da transformação digital no setor público

A adoção de soluções digitais, no entanto, ainda é bastante desigual entre as esferas federal, estadual e municipal, além das diferentes regiões do país. Entre os principais obstáculos estão a resistência de parte dos servidores, a escassez de treinamentos, orçamentos limitados e entraves burocráticos. Soma-se também uma persistente falta de infraestrutura e conectividade, especialmente em áreas remotas.

Outro ponto crítico, mas fundamental, é a segurança da informação. A implementação de qualquer solução tecnológica precisa para acompanhar sistemas robustos de proteção de dados, garantindo privacidade aos cidadãos e integridade às informações sensíveis do Estado. O governo estaria preparado para isso?

Impacto direto na população

Para que uma transformação digital se concretize de forma sólida e rigorosa, é essencial cultivar uma cultura organizacional voltada para a inovação. Isso implica na realização de investimentos contínuos na capacitação dos servidores públicos. Num cenário onde a tecnologia já é uma realidade, adaptar-se deixou de ser uma opção; tornou-se um compromisso inadiável com o futuro do setor público.

A eficiência nesse segmento não é apenas uma meta, mas uma necessidade urgente, que pode ser alcançada através da adoção inteligente de tecnologias e da promoção de uma cultura de inovação. Só assim será possível atender de forma eficaz às demandas da população e construir um futuro mais transparente e eficiente.

*Nelson Pessoa Filho é Diretor de Vendas do Setor Público da Everymind , líder e referência em implementações Salesforce há mais de 10 anos no mercado.