Tecnologia acelera a redução do custo de crédito

Modelo do Open Finance tem sido impulsionado pelo uso de plataformas de automação de processos e digitalização dos fluxos financeiros, ampliando oferta de crédito consignado privado e reduzindo das taxas de desconto de duplicatas, conforme mostra levantamento da Vertrau.

Soluções que incluem a digitalização de fluxos financeiros, as plataformas de automação de processos e a integração dos sistemas de ERPs das empresas estão contribuindo para tornar o crédito mais acessível e barato no mercado brasileiro, juntamente com a evolução regulatória do setor, a partir de iniciativas como o Open Finance.

“O mercado financeiro brasileiro passa por uma transformação estrutural que tem resultado na queda consistente das taxas de desconto de duplicatas, mesmo em períodos de juros elevados, e a tecnologia vem tendo um papel fundamental para impulsionar esta redução das taxas, verificada mesmo em momentos de alta da Selic”, destaca Israel Malheiros, COO da Vertrau, empresa pioneira em tecnologia para o mercado de crédito estruturado e de FIDCs (fundos de Investimento em Direitos Creditórios).

Levantamento da Vertrau, relativo ao período de 2007 e 2024 com base nos dados do Banco Central, mostra que o valor das taxas de juros de operações de desconto bancário diminuiu cerca de 63% no período, ou 28 pontos percentuais, e que, na comparação com o pico de 2009, a taxa de juros atual é cerca de três vezes menor.

Essa tendência, observada ao longo dos anos, reflete não apenas o aumento da concorrência entre instituições financeiras, mas também o impacto direto da modernização regulatória e tecnológica.

Em 2009, a taxa de juros de operações de desconto de recebíveis atingiu o patamar de 44,95% ao ano, ao passo que, no final de 2024, se situava em 16,45% ao ano. Segundo Israel Malheiros, COO da Vertrau, essa evolução tem sido acelerada pela adoção de tecnologia antifraude, pelo fortalecimento das registradoras de recebíveis e pela implementação do Open Finance, que democratizou o acesso ao crédito e fomentou a inovação nos serviços financeiros.

Historicamente, em períodos nos quais a taxa Selic variou entre 0,92% e 0,94% ao mês, as taxas de desconto de duplicatas costumavam seguir patamares elevados. Essas taxas variaram drasticamente ao longo dos anos, acompanhando ciclos econômicos e reformas no mercado financeiro, mas ingressaram em uma trajetória de queda a partir de 2009, e foram se reduzindo daí em diante, principalmente a partir de 2017. Apesar de uma ligeira elevação em 2023, as taxas voltaram a cair no ano passado, mesmo com a taxa Selic se mantendo em patamares entre 11% e 12% ao ano.

A Vertrau se destaca nesse cenário ao oferecer soluções que integram inteligência artificial e automação de processos, proporcionando maior transparência e segurança operacional para gestores, investidores e empresas que utilizam o crédito via desconto de recebíveis. Além disso, a evolução regulatória do setor, com iniciativas como o Open Finance e a modernização da estrutura dos FIDCs, tem ampliado o acesso a crédito a custos mais competitivos.

“Estamos vivenciando um momento em que a eficiência operacional se tornou um diferencial competitivo. Empresas que conseguem estruturar seus processos de crédito de forma inteligente e automatizada, criam um ambiente mais seguro e acessível para todos os participantes do mercado. Isto permite que empresas acessem crédito com maior previsibilidade e menores custos, independentemente das oscilações da taxa básica de juros”, complementa Malheiros.