Este blog recebeu uma denúncia de fraude no concurso do Serpro, que oferece 602 vagas e a formação de cadastro de reserva para o cargo de Analista com especialização em Tecnologia, com remuneração inicial de R$ 9.025,73. A banca organizadora é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
De acordo com o denunciante, que pediu para não ser identificado, o Cebraspe não está cumprindo o que determina o item 8.14.7.1 que determina: “Se do exame de recursos resultar a anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido”.
O denunciante disse que foi prejudicado por esse erro de pontuação do Cebraspe e apresentou documento em que atestaria a ocorrência dessa fraude.
O denunciante reparou que a pontuação referente ao que foi anulado, conforme descrito no item 8.14.7.1 não teria sido computada para ele, assim como outros participantes do concurso. Por conta disso, o Serpro está impedindo o candidatos realizarem a segunda etapa que é a prova prática.
“Necessário que reavaliem a lista de candidatos e atribuam a pontuação correspondente às nulidades a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Isso evitará futuros processos judiciais desnecessários”, declarou a fonte.
O concurso do Serpro foi realizado na primeira etapa no dia 23 de julho. Ao todo recebeu 21.579 inscrições, o que segundo o Cebraspe resultou numa disputa de 35,8 candidatos para cada uma das 602 vagas destinadas ao cargo de analista de TI.