Secom pagou cachês de R$ 599 mil para desconhecidos falarem de cuidado precoce

Talvez esse assunto chegue algum dia na CPI da Covid do Congresso Nacional. Seria bom ver os responsáveis se explicando sobre isso. As informações recebi através da Lei de Acesso à Informação pelo Ministério das Comunicações.

Na lista de pagamentos deste ano que a Secom fez para a agência de publicidade Calia divulgar a campanha governamental “Covid-19 Cuidado Precoce”, constam duas pequenas agências de publicidade de Brasília, que juntas totalizaram um custo aos cofres públicos de R$ 599.134,57.

FKD COMUNICACAO, PROPAGANDA E MARKETING EIRELI
CNPJ: 11.264.532/0001-52
Valor (bruto): R$ 352.674,44
Data do Ateste: 26/03/2021
Data do Pagamento: 13/04/2021
Nº do Empenho: 2020NE800117
Nº da Ordem Bancária: 2021OB800150
IDN Nota Fiscal: 349579
Meio de veiculação: “Áudio e Vídeo – Pagamento de Cachê”.

LDC Linha Direta Comunicação
CNPJ: 00.635.197/0001-35
Valor: R$ 247.213,26
Data do Ateste: 18/03/2021
Data do Pagamento: 09/04/2021
Nº do Empenho: 2020NE800117
Nº da Ordem Bancária: 2021OB800125
IDN Nota Fiscal: 348270
Meio de veiculação: “Áudio e Vídeo – Pagamento de Cachê”.

Cachê?

Certamente não foi para nenhum dos sócios destas empresas, pois além de não constarem como sendo artistas de renome, eles também não figuram como grandes influenciadores nas redes sociais em Brasília. Não são um “Felipe Neto” nas redes, por exemplo, para ganharem tanto em tão curto espaço de tempo.

Chega a ser curioso também, como ambas as empresas brasilienses, em valores unitários, bateram longe o que foi pago pela Secom nesta campanha ao Twitter e o Deezer, que também receberam recursos públicos para veicular o “cuidado precoce” do governo no tratamento da Covid-19.

DEEZER MUSIC BRASIL LTDA.
Valor: R$ 46.416,20
Data do Pagamento: 07/04/2021
Nº do Empenho: 2020NE800117
IDN Nota Fiscal: 347367
Meio de veiculação: DEEZER

TWITTER BRASIL REDE DE INFORMACAO LTDA
Valor: R$ 30.634,72
Data do pagamento: 09/03/2021
Nº do Empenho: 2020NE800117
IDN Nota Fiscal: 348032
Meio de veiculação: TWITTER.

*Com a palavra: Fábio Wajngarten.

(Imagem extraída do UOl)