Estados Unidos buscam desenvolvedores de software brasileiros para projetos remotos. Mas vocês estão em sintonia com o que eles querem? Espera-se que o setor de serviços de desenvolvimento de software personalizado crie 4,8 vezes mais empregos até 2025.
O recrutamento de profissionais de tecnologia é enorme e continua crescendo. Desenvolvimento web, análise de dados, inteligência artificial, computação em nuvem, blockchain e programação avançada alimentam essa revolução técnica digital. De acordo com a CompTIA (Associação da Indústria de Tecnologia de Computação dos EUA), vagas em tecnologia devem crescer a uma taxa duas vezes maior que a taxa de emprego geral dos EUA. Além disso, espera-se que o setor de serviços de desenvolvimento de software personalizado crie 4,8 vezes mais empregos até 2025 em relação a 2022.
Com o intuito de ajudar quem quer aumentar as chances de conseguir entrar em projetos de grandes empresas americanas, a Turing, unicórnio americano que está transformando o cenário do trabalho remoto para desenvolvedores do mundo inteiro, divulga todos os anos um relatório que aponta as linguagens mais buscadas pelas empresas norte-americanas ao recrutar profissionais de desenvolvimento de software.
Segundo o relatório da Turing, as três mais populares para 2023 são:
1 – React. js
React. js é a habilidade de programação que algumas das empresas e startups mais importantes consideram ser a mais útil para o desenvolvimento front-end, correspondendo por 20% de todos os empregos e 14% das 50 principais habilidades de programação. Desde a publicação do primeiro relatório da Turing em 2020, o React manteve sua primeira posição na lista.
2 – Python
A popularidade do Python atingiu um recorde histórico, superando Java, C# e até mesmo Javascript no índice de trabalhos da Turing. Também é importante observar que 30% dos desenvolvedores desejam aprender a linguagem, tornando esta tecnologia a mais desejada pelo terceiro ano consecutivo.
3 – Node. js
Com uma participação de 52%, o Node. js mantém sua posição como a principal estrutura para a criação de aplicativos da Web. Além disso, com mais de 90.000 estrelas, o Node JS é a segunda tecnologia mais amada no GitHub.
Além das três, aparecem na lista das mais populares linguagens como Javascript, AWS, Typescript, SQL, Java, Rest e React Native. Vale lembrar também que os clientes da Turing frequentemente solicitam desenvolvedores proficientes em mais de uma linguagem de programação e com familiaridade em várias tecnologias, que variam de acordo com a área, como se pode ver abaixo:
Habilidades mais requisitadas para desenvolvimento de back-end
Como o desenvolvimento de back-end se concentra em bancos de dados, lógica de back-end, APIs e servidores; as empresas procuram desenvolvedores de back-end que possuam habilidades como Python, Django, Node. js, REST, Java, Go/Golang, PostgreSQL, PHP, Flask, C#, .NET
Habilidades mais requisitadas para desenvolvimento front-end.
À medida que os desenvolvedores front-end criam belas experiências para sites e aplicativos, as empresas procuram desenvolvedores front-end que possuam habilidades como React, Typescript, JavaScript, CSS, HTML, Redux, GraphQL, Angular, Vue.js, UI Design e jQuery.
Habilidades de DevOps mais requisitadas
De acordo com um estudo recente da Grand View Research, o tamanho do mercado global de DevOps deve atingir US$ 12,85 bilhões até o ano de 2025, com uma taxa anual de crescimento (CAGR) de 18,60%. Claramente, os engenheiros de DevOps estão em alta demanda. As empresas preferem engenheiros de DevOps proficientes em NoSQL, MongoDB, Firebase, MySQL e Redis.
Habilidades de desenvolvimento móvel mais requisitadas
De acordo com a IDC, a receita mundial para o mercado de aplicativos empresariais será de quase U$ 334 bilhões em 2025; um sinal claro de como a indústria de aplicativos está crescendo. Para atender a essa demanda, as empresas estão procurando candidatos com experiência em linguagens e habilidades de programação, incluindo Android, React Native, Swift e Flutter. Eles também estão contratando desenvolvedores móveis que têm uma boa compreensão do design de UI/UX.
*Corre que ainda tem tempo. Boa sorte!
(Imagem extraída do site (eu Capacito)