Quais os riscos da possível integração de sistemas dos BRICs?

Por André Fernandes – Na última reunião dos BRICS o ocorrida na semana passada, a Rússia sugeriu a aceleração da integração de diversos pontos da agenda de integração do grupo, em especial na integração dos Sistemas de Pagamentos e do uso de moedas nacionais para concretizar transações comerciais entre os países membros.
“As novas sanções também destroem a fundação do atual sistema financeiro e monetário internacional baseado no dólar norte-americano. Isso nos leva à necessidade de acelerar o trabalho nas seguintes áreas: uso de moedas nacionais para operações de importação-exportação, a integração de sistemas de pagamentos e cartões, nosso próprio sistema de comunicação financeira e a criação pelos Brics de uma agência de avaliação de risco independente”, disse o ministro das finanças, Anton Siluanov durante a reunião dos BRICS na última sexta-feira[1].
Quais os impactos que isso pode gerar para o Brasil?

No nosso caso o impacto imediato seria uma serie de possíveis retaliações por parte da União Europeia e dos Estados Unidos (que estão impedindo através de sanções econômicas que a Rússia realize operações financeiras internacionais (retirando a Rússia do Sistema global Swift. SE os BRICS acelerarem esta integração a Rússia poderia passara a realizar operações financeiras com os demais membros do grupo utilizando o Rubro e não o Dólar Americano (que é a moeda padrão hoje no mercado internacional) o que iria possibilitar uma válvula de escape para as sanções internacionais que foram adotadas em resposta a invasão da Ucrânia.

Além disso vale lembrar que a Rússia é conhecida internacionalmente por ter um time de Especialistas em Cibersegurança que invade ou pelo menos tentar invadir sistemas espalhados pelo mundo todo, e sendo assim será que seria seguro integrar os sistemas com um país que num futuro próximo poderá usar esta integração como forma de invadir os demais sistemas de pagamentos dos seus companheiros de grupos?? Será que o governo russo é confiável o suficiente para garantir que esta integração não abrirá uma porta para futuros ataques hackers?

Estamos mesmo prontos para nos proteger de possíveis invasões hackers nos nossos sistemas? O Governo tem um time forte o suficiente de especialistas, a postos e com a ferramentas necessárias, para nos proteger de uma tentativa de invasão hacker?? Acho que as recentes notícias sobre este assunto mostram que não e, portanto, acredito que devamos ter cautela neste momento e não apressar nenhuma decisão que possa nos colocar em risco iminente
Mesmo sem querer jogar contra a integração, até porque acredito que este é o caminho para um fortalecimento do grupo e de suas economias, gostaria de ressaltar que apressar esta integração num momento tão conturbado para a Rússia e para o restante do mundo não parece ser uma medida saudável e espero que nosso governo tenha a consciência de que integrar é positivo, mas nada deve ser feito de forma apressada, como diriam os mais velhos “Não vamos colocar o carro na frente dos bois”.

O Brasil tem muito a ganhar com uma possível integração, mas também pode ser atingido tanto pelo restante da comunidade internacional 9atraves da ampliação das sanções para os membros do BRICS) como pela própria Rússia se esta perceber que os demais membros do grupo estão apoiando as sanções impostas pelo resto do mundo a eles. Vejamos então como o nosso governo irá se posicionar neste assunto. Com a palavra o Ministério das Relações Exteriores e a Presidência da República…

*André Fernandes– Analista de Sistemas do SERPRO, Especialista em Segurança da Informação e aluno do MBA em Formação de DPO em LGPD e GDPR do IESB

Referencias:
[1] Rússia pede integração de sistemas de pagamentos dos Brics, G1-MUNDO, em 11/04/2022 – https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/04/11/russia-pede-integracao-de-sistemas-de-pagamentos-dos-brics.ghtml