O Banco Central informou que todos os correntistas de bancos poderão fazer as consultas ao “Sistema Valores a Receber” no próximo dia 14 (hoje), mas num novo endereço eletrônico exclusivo para atendimento: valoresareceber.bcb.gov.br. Só que há uma pegadinha do governo e dos bancos. O cidadão, se quiser saber se tem algum dinheiro a receber, irá precisar se cadastrar para ter um novo login “Gov.br”, de nível “prata ou ouro”. A autoridade Monetária estima que R$ 8 bilhões deverão retornar às contas dos correntistas, devido a cobranças indevidas feitas pelos bancos, entre outras situações.
“Nível Prata e Ouro”
O Banco Central informou que o antigo login (Bronze) não poderá ser feito nesta página para verificação de valores a receber, no Gov.br. “NÃO será possível acessar o sistema com seu login Registrado. Se o cidadão ainda não possuir login Gov.br, ele pode fazer seu cadastro gratuito neste link ou pelo App Gov.br (link IOS e link Android). Todo o relacionamento do cidadão com o SVR se dará nesse novo site (valoresareceber.bcb.gov.br). Não será possível consultar ou solicitar valores no SVR no site principal do BC”, informa a Autoridade Monetária.
O nível “Prata” exigirá que o cidadão vá ao seu banco fazer o cadastramento para ter o seu novo login Gov.br. “A Identidade Digital Prata refere-se àqueles que acessam o Gov.br com a conta e senha dos bancos já integrados à plataforma”, explica o BCB.
Já o nível “Ouro”, exige que o cidadão tenha feito cadastramento por meio de biometria. “A Identidade Digital Ouro identifica quem tem biometria facial registrada no aplicativo Meu Gov.br. Todas as pessoas com biometria facial feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrada no aplicativo Meu Gov.br já têm o nível Ouro”, informa.
O problema é que 95 milhões de brasileiros só tem o nível “Bronze” de identificação no Gov.br e estes não gozarão deste benefício e terão de escolher entre uma ou outra certificação, para poder verificar no site exclusivo do Banco Central se tem dinheiro a receber das instituições financeiras.
O BCB informa que no momento da consulta em valoresareceber.bcb.gov.br o cidadão saberá o montante que tem para receber. “Caso positivo, receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 07 de março de 2022“, informa. O Banco Central alerta que, se na data prevista para receber o dinheiro, o cidadão não comparecer, ele “terá que fazer uma nova consulta para receber uma nova data para pedir o resgate”.
- A rapinagem com os dados dos brasileiros feita entre o governo e os bancos vai de vento em popa. E tudo contando com a omissão da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que só serve para participar de “lives”.