Recebi cinco vezes ontem o mesmo e-mail de uma assessoria de imprensa, sobre um assunto que sequer está no foco de cobertura do meu blog/site. Isso me leva a pensar o seguinte:
1 – A Assessoria não faz nenhuma análise do banco de dados, não aplica filtros para melhor aproveitamento do conteúdo dos clientes pela imprensa. Para ela, o importante é ter depois um relatório informando quantos jornalistas receberam a mensagem dela.
2 – A assessoria de imprensa não tem nenhum respeito com o jornalista que pretende solicitar apoio na divulgação de algum cliente. Porque não apenas manda cinco vezes o mesmo e-mail, mas ainda o procura depois no WhatsApp para indagar se recebeu a mensagem e se vai aproveitar o conteúdo.
3 – A assessoria, que me cobra cinco vezes que eu leia o e-mail dela, não lê o meu, quando solicitei que não use esse tipo de expediente para me convencer a publicar algo que não faz parte do meu foco de cobertura.
Eu recebo em média uns 200 a 250 e-mails por dia. Pelo menos 40% são “tiros errados” de assessorias que não filtram as bases de dados que compram, de empresas que relatei acima, de golpistas, spam de político, anúncios que o Google me empurra, etc.
*Nunca tive problemas com nenhum assessor por conta disso, mas a paciência um dia acaba.