Morreu vítima de complicações cardíacas o engenheiro da computação, Eduardo Tadao Takahashi, que junto com Demi Getschko, Carlos Afonso e outros cientistas, foi um dos pioneiros na criação e estruturação da governança da Internet no Brasil. Tadao, assim como os outros pioneiros foi reconhecido pelos seus trabalhos no “Hall da Fama da Internet”, honraria conferida a todos os que contribuíram para o desenvolvimento da Internet mundial, conferido anualmente pela entidade Internet Society (ISOC). Ele também foi o fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Visionário, Tadao em 1995, muito antes da criação do ICANN, como organismo internacional de governança de nomes e endereços da Internet, já defendia a criação de um mesmo organismo multissetorial, que ficasse encarregada da governança da Internet no Brasil. Suas ideias acabaram resultando na criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Tadao também leva créditos pela criação do programa Sociedade da Informação durante sua passagem pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
“Nos últimos 6 anos tive oportunidade de ter contato mais próximo a sua pessoa e trabalho, no MCTIC, na RNP e no Comitê Gestor da Internet. Tadao, sempre atento as questões do futuro, estava trabalhando numa proposta ecossistema digital brasileiro chamado i2030. Pessoa admirado por todos, era Pesquisador dedicado ao desenvolvimento do ambiente digital no Brasil, além pessoa simples, amigável, educada e culta. Nesse período, ele recebeu reconhecimento internacional como membro do Hall of Fame da Internet Society. Nossos sinceros sentimentos a família.”, declarou Maximiliano Martinhão, ex-Secretário de Política de Informática no MCTI e atual Secretário de Radiofusuão do Ministério das Comunicações.
A família informou que a cerimônia e cremação do corpo de Tadao Takahashi ocorrerá nesta sexta feira, 8 de Abril, de 9h às 11,00 horas, no Cemitério Parque Nossa Senhora Conceição (Amarais), R. Sylvia da Silva Braga s/n – em Campinas.