Minicom mantém “Plone” como plataforma de publicação de conteúdos no gov.br

O Plone, criado por Alan Runyan, Alexander Limi e Vidar Andersen, em 2003, desde então tem sido muito utilizado pelos governos e continuará como principal plataforma de publicação de conteúdos no portal único do Governo federal, o gov.br.

Portaria nº 482 publicada hoje no Diário Oficial da União pelo Ministério das Comunicações, traz o manual de uso e informa que a ferramenta é de fácil “usabilidade, acessibilidade e segurança”, de acordo com a área de Comunicação do governo.

O objetivo é unificar os portais de internet e respectivos aplicativos móveis de forma a construir um padrão único nos 1600 sites de governo, disponibilizando notícias e serviços. “O projeto surgiu da necessidade de sanar a dispersão (…), que dificultam não só o relacionamento com o cidadão, como também a gestão de tantos canais por parte dos órgãos.

O Manual tem cinco dispositivos a serem adotados pelos órgãos de governo para a unificação do portal:

– Apresentação da ferramenta: contextualização sobre o sistema Plone utilizado nesta nova versão do gov.br.

– Gestão de usuários: com objetivo de auxiliar o gestor a adicionar e gerir novos perfis para administrar o conteúdo das páginas.

– Gestão de conteúdo: para que o produtor de conteúdo tenha o passo a passo de como cadastrar páginas, notícias e agendas.

– Relação de funcionalidades e links: elencamos em uma tabela os links do Demonstra, para fácil acesso aos tutoriais das principais funções administrativas do gov.br.

Clique Aqui e veja a íntegra desta Portaria.