MEC lança diploma digital

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, lançou nesta quarta-feira (16) o Diploma Digital. O novo documento da área de Educação é dotado de um “Validador Nacional”, uma solução desenvolvida pelo ministério que assegura autenticidade, conformidade e integridade aos documentos.

O lançamento do piloto para emissão do novo documento está sendo feito com cinco universidades federais e o término está previsto para o primeiro semestre de 2021.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou que a meta é atingir em breve as 169 universidades públicas e 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

A TI do Ministério da Educação prevê o incremento de novos recursos e funcionalidades, um aumento e preparação da infraestrutura para suportar a solução e o aprimoramento de aspectos visuais e funcionais alinhados aos padrões de solução do Gov.br e linguagem cidadã.

O novo diploma deverá trazer redução de custos com a emissão de diplomas impressos, além de combater a fraude e a dar maior transparência nos procedimentos de emissão, reconhecimento e validação desses documentos.

Lançado por meio da Portaria nº 330, de 5 de abril de 2018; o projeto começou a decolar em março de 2019, quando foi publicada a Portaria nº 554, dispondo sobre a emissão e o registro de diploma de graduação em formato digital pelas instituições do Sistema Federal de Ensino.

Em 2020, foi criado o Grupo de Trabalho para discussão e formulação da implementação do diploma digital. A conclusão dos trabalhos e o lançamento do piloto dos serviços de emissão e validação teve cerimônia nesta quarta e pode ser assistida no seguinte link: https://youtu.be/mKjqPAP__Wc

Links Úteis para conhecer melhor o novo Diploma Digital: