A Dataprev anunciou hoje (03), no Diário Oficial da União, mais uma “revogação” de pregão (nº751/2021), voltada para a ” Contratação de empresa especializada no ramo de engenharia, para implantação de Solução DCIM, nos três Data Centers da empresa (Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. A estatal não fornece explicações para o cancelamento da licitação no extrato publicado no Diário Oficial da União.
Mas tem sido uma constante ocorrerem revogações de licitações na empresa desde o ano passado, conforme já denunciou este blog. O último episódio, pasmem, foi a descoberta que a estatal de TI não conseguiu juntar fabricantes de PCs e notebooks para realizar um processo de compras desses equipamentos.
No caso em questão, a revogação do pregão nº 751 de “solução DCIM” (Data Center Infrastructure Management), significa que a estatal está deixando de ter o monitoramento e o gerenciamento completo desses ambientes. Não terá, por exemplo, condições de conferir e controlar o uso e o consumo de energia de todos os equipamentos do data center como, servidores, switches de armazenamento e rede. Não terá condições de conferir até se o ar condicionado está refrigerando com eficiência o Data Center.
Enfim, os funcionários dessa área vão contar com a sorte de que tudo esteja correndo bem em pleno verão carioca, por exemplo, para ficar apenas no caso da sua unidade do Cosme Velho.
*Depois, se ocorrer falha em setor crítico por falta de monitoramento e manutenção, como ocorreu recentemente com a plataforma Lattes no CNPq, que não tinha contrato de serviços, não venham dizer que foi outro ataque “ráquer”.