O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), entidade que reúne a Anatel, as operadoras móveis e as emissoras de TV, autorizou nesta quarta-feira a liberação da faixa de 3,5Ghz nas capitais Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, a partir desta sexta-feira (29).
Enquanto isso, continua a expectativa para ser anunciada qual a próxima capital, além de Brasília, em que o 5G entrará em operação. A capital federal já conta de 335 estações rádio-base 5G em operação, desde que saiu a liberação do serviço no dia 6 de julho.
A Anatel apenas informa que São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Salvador já estão bastante adiantadas no trabalho de impedir qualquer interferência do sinal das operadoras nas parabólicas das TVs, que terão os equipamentos trocados pelos usuários.
O GAISPI voltará a se reunir no próximo dia 10 de agosto e o conselheiro Moisés Moreira garante que até lá mais capitais poderão ser autorizadas a operar o 5G.