O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, correu hoje (09) para a plataforma “X” e agradeceu ao empresário Elon Musk, pela “doação” de mil antenas Starlink para a cobertura de Internet via satélite no estado. Bolsonaristas apoiadores do empresário, que vem atacando o STF em sua rede social, já defendiam a presença da Starlink. O advogado e assessor de comunicação do ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministro da SECOM, Fabio Wajngarten, foi um dos primeiros a correr para a rede social para defender a presença da empresa de Musk no Rio Grande do Sul.
Eduardo Leite acabou cometendo uma gafe, pois no mesmo dia em que agradece Elon Musk, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se reune em Porto Alegre com empresários da associação InternetSul, para garantir apoio financeiro à reconstrução das redes de telecomunicações do estado. A reunião contou ainda com os ministros, Paulo Pimenta ( SECOM) e Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional). E também com a presença do presidente da Telebras Frederico de Siqueira Filho.
Leite disse que os equipamentos Starlink virão com pacotes de dados, sem explicar claramente quem irá fornecer o serviço de conectividade de graça. Nem por quanto tempo a Starlink estará atuando no Rio Grande do Sul sem pagamento ou se o governo arcará com algum custo extra.
Até agora somente a Telebras deslocou 34 equipamentos de conexão via satélite para o Rio Grande do Sul, tão logo se constatou a calamidade climática. Hoje a estatal anunciou o envio de mais 50 antenas.
E desde ontem o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, vem anunciando que o governo federal, atraves do BNDES, abrirá linha de crédito especial para as empresas de telecom gaúchas possam reconstruir suas redes. O dinheiro será disponibilizado pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST).
Dados divuldados hoje pela Anatel informaram a atual situação das redes de telecomunicações no estado, no tocante ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). Dos 497 municípios gaúchos, 271 municípios não tiveram as redes afetadas pelas chuvas e a consequente cheia dos rios. Outros 222 municípios foram afetados parcialmente em locais onde há ao menos alguma prestadora com cobertura ativa. Apenas quatro municípios foram totalmente afetados no serviço: Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Eldorado do Sul e Progresso.