Governo promete combate ao crime contra as redes de Telecomunicações

O Ministério das Comunicações, a Anatel e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, já estão se articulando para atuar conjuntamente com as áreas de Segurança Pública municipais no combate ao roubo de cabos e equipamentos de Telecomunicações.

A informação foi repassada hoje (1º) ao setor, pela secretária-executiva do MCOM, Estela Dantas, ao participar de um painel promovido pela Conexis Brasil Digital – que reúne as principais empresas de Telecomunicações do País.


De acordo com o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, só nos primeiros seis meses de 2021 foram furtados e roubados, aproximadamente, 2,3 milhões de metros de cabos de telecomunicações, representando um aumento de 14,5% em comparação ao mesmo período no ano passado (2020). Para se ter referência do volume que isso representa, a quantidade de metros de cabos roubados seria suficiente para cobrir a distância entre as cidades do Rio de Janeiro e Buenos Aires, na Argentina.

“É um problema que cresce ano após ano”, argumentou Ferrari. Em 2020, 6,7 milhões de clientes em todo o Brasil tiveram serviço interrompido. O número representa quase duas vezes a população do Uruguai e é 34% maior que o número registrado em 2019.

*Com informações do Ministério das Comunicações.