Ainda tem muito chão pela frente, mas 75 milhões de brasileiros já podem usufruir dos serviços oferecidos pela rede governamental em 400 municípios brasileiros, segundo informou a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Nos Estados e no Distrito Federal o GOV.BR já é uma realidade desde 2019.
“Ao aderir à Rede GOV.BR, os municípios e estados ficam habilitados a solicitar, de forma gratuita, o uso de ferramentas, metodologias e produtos que facilitarão a oferta de serviços digitais aos cidadãos. São exemplos o login único, a assinatura eletrônica, e a prova de vida digital. Todos estes serviços são da Plataforma GOV.BR”, informa a Secretaria de Governo Digital.
Segundo a SGD, em 2023 a Rede recebeu 242 novas adesões. E a expectativa é de que até o final do ano todas as capitais brasileiras e cidades acima de 300 mil habitantes possam compor a rede. A adesão dos municípios pode ser realizada eletronicamente no endereço: https://plataforma.rede.gov.br.
Um dos maiores problemas que o governo federal vem enfrentando é com relação a adoção do benefício para o cidadão ter o acesso à rede de serviços sem consumir o seu pacote de dados. A ministra da Gestão, Esther Dweck já manteve reunião com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para discutir a implantação do “zero rating” no GOV.BR. Mas até agora não se viu esforços do ministério junto às empresas de telefonia para garantir o governo alcançar essa meta. O MCOM deve explicações sobre o que anda fazendo nessa direção.
Junta Comercial
Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) começou a utilizar a Assinatura Eletrônica GOV.BR nesta segunda-feira (21/8). A partir de agora, o serviço da Plataforma GOV.BR poderá ser utilizado em documentos como contratos sociais, livros digitais e todas as documentações passíveis/ de serem arquivadas na Jucerja. A implantação da Assinatura GOV.BR é uma parceria da Junta Comercial com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
“A Jucerja é o 57º órgão a utilizar a Assinatura GOV.BR. A expectativa é a de que sejam realizadas 2,5 milhões de assinaturas digitais por ano na junta. Isso simplifica a vida do cidadão que passará a evitar deslocamentos desnecessários. Agora, todas as juntas comerciais do Brasil já utilizam a Assinatura GOV.BR”, afirma a secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti.
*Fonte: Assessoria de Imprensa da SGD.