Vivaldo José Breternitz* – O Google continua apostando pesadamente em sua plataforma Google Cloud e, embora haja crescimento acelerado da receita, suas perdas também estão aumentando. A empresa, pela primeira vez, divulgou seus números: no ano fiscal que terminou em 31 de dezembro, a operação Google Cloud gerou prejuízos de US$ 5,6 bilhões, mesmo tendo faturado US$ 13,1 bilhões.
Os prejuízos seguem crescendo, assim como o faturamento – mas este cresce em ritmo mais acelerado, levando a empresa a continuar apostando em seu negócio de nuvem: criou vários data centers em 2020 e ao que parece, pretende criar outros em breve. Investiu também em uma série de aquisições.
Ao anunciar os resultados, o CEO do grupo, Sundar Pichai, disse acreditar que muitas empresas migrarão para a nuvem, razão pela qual há muito mercado a conquistar. Disse também que o Google pretende aproveitar todas as oportunidades de crescimento que surgirem, que o faturamento vem crescendo de forma consistente e que há clientes de porte assinando grandes contratos de longo prazo, e que esse aumento da base de clientes levará as economias de escala a contribuir para que a operação se torne lucrativa.
Enquanto isso não ocorre, o principal negócio do Google, a publicidade, teve um forte crescimento no último trimestre de 2020 e está bancando a expansão dos serviços de nuvem; seu faturamento foi de US$ 56,9 bilhões, apenas no último trimestre.
É uma briga de cachorros grandes: além do Google, gigantes como Amazon, IBM, Microsoft e muitos outros lutam por esse mercado e só o tempo dirá quais continuarão na arena.
*Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.