O governo ainda não confirma oficialmente, mas este Blog tem informações de que na próxima semana deverá desembarcar no Brasil o presidente da Foxconn, Terry Gou.
Ele virá conversar com o ministro Aloizio Mercadante (MCTI) e ambos deverão se reunir com a presidenta Dilma Rousseff.
Para ver se destravam o projeto da Foxconn, de instalar uma nova fábrica no Brasil voltada inicialmente para a montagem de iPhones e iPads da Apple, mas que depois também poderá abrigar uma unidade para produção de displays.
O pouco que se sabe sobre o projeto é que ele esbarrou na falta de investimentos. Os chineses queriam que o governo bancasse com financiamentos do BNDES a criação dessa fábrica. Mas aparentemente o banco não topou o negócio.
O governo segue otimista quanto ao sucesso do projeto, apesar do atraso momentâneo. Há que se dar um desconto que investimento desse tamanho não sai do dia para a noite.
Porém, lembro que, quando a presidenta Dilma esteve na China, o empresário Terry Gou prometeu investimentos de US$ 12 bilhões no Brasil.
*Até agora nem o táxi dos seus técnicos que estiveram no Brasil para iniciar as conversações sobre a fábrica ele pagou. Este Blog desnaturado inclusive flagrou a chinesada saindo do MCTI numa caminhonete do Senado. Se lembram?