Vai se confirmando a previsão feita por este blog no início do ano passado, ainda durante o processo de montagem do Governo Lula 3: a Dataprev seria a empresa pública a comandar o processo da transformação digital na área da gestão pública, além dos ministérios voltados para a área social. Saiu publicado hoje (05), no Diário Oficial da União, o contrato nº 69/2023. A estatal prestará serviços a serem demandados pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. O total deste contrato é de R$ 2.226.819.803,63 e a vigência começou no dia 29 de dezembro de 2023 e se encerrará no dia 29 de dezembro de 2028.
“O objeto do presente instrumento é a contratação de solução de Tecnologia da Informação e Comunicação para atender às necessidades do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e órgãos que compartilham serviços por meio da Portaria MGI nº 43, de 31 de janeiro de 2023”, informa o extrato do acordo comercial.
Essa portaria foi publicada em fevereiro de 2023, logo no início do Governo Lula 3, e estabelecia as regras e metas para o compartilhamento de atividades administrativas entre 21 ministérios, podendo ser agregadas outras pastas que desejarem fazer uma gestão integrada. A Dataprev será a empresa a capacitar a integração desses serviços administrativos entre os ministérios ao longo dos próximos anos.
Em agosto deste ano a ministra da Gestão, Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao participar de uma reunião ocorrida na estatal, deixou claro qual seria o papel da Dataprev no contexto do Governo Lula 3.
“A Dataprev tem um papel estratégico e tecnológico não só na geopolítica, mas também na questão social, para conseguirmos enxergar melhor os brasileiros, que é o objetivo do projeto da Carteira de Identidade Nacional, e que passa pela atuação forte da empresa para enxergar onde chegam as políticas públicas e se chegam corretamente”, disse a ministra.
Trata-se do maior contrato já assinado pela estatal fora do ambiente previdenciário, que no entanto continua sendo o principal cliente da Dataprev em termos de volume de recursos. Somente um dos contratos com o INSS hoje deve estar na casa de R$ 1,5 bilhão, ano.
(Foto: Assessoria de Imprensa da Dataprev e do MGI)