Dataprev: 184 projetos estratégicos de TI têm baixa execução e 45 nem saíram do papel

No Planejamento Estratégico da Dataprev para 2022, a empresa elencou 184 projetos de TI considerados como prioritários na área de desenvolvimento e na atualização de sistemas já em funcionamento. A maioria deles foi iniciada em janeiro deste ano mas, cinco meses depois, 45 projetos aparentemente ainda não teriam sequer saído do papel e outros 95 se encontrariam com um baixo índice de execução dos trabalhos, só alcançando a casa dos 10%.

Outros 33 projetos conseguiram chegar a marca dos 20% de execução e apenas 11 ultrapassaram esse porcentual. Como a data fatal para a entrega da esmagadora maioria deles será no dia 30 de dezembro, tudo indica que as equipes na área de desenvolvimento terão que meter o pé no acelerador para cumprir a meta prevista para 2022.

A GovCloud, que vem prestando serviços a poucos órgãos federais, mas já sofre um processo de abandono pelos seus principais clientes, que tendem a migrar para outros projetos de nuvem no governo; é o único a apresentar um índice alto de execução de projeto, na proposta de “modernizar e inovar a infraestrutura” (41,60%). Também está previsto um aumento de capacidade de armazenamento na infraestrutura dessa nuvem que já tem 20,40% da meta executada.

Abaixo a relação dos projetos previstos para 2022 e que aparentemente ainda não saíram do papel:

  • Evoluir Benefício por Incapacidade e Reabilitação Profissional​
  • Evoluir as Soluções de Pagamento e Gestão da Folha​
  • Aprimorar a Governança de Dados do CNIS
  • Implantar produtos modernizados de Extrações de BI e outros controles​
  • Executar estratégia de desativação do mainframe CV3​
  • Propor novas soluções oriundas do processo de inovação a clientes estratégicos
  • Promover ações de fomento à inovação para clientes estratégicos
  • Prospectar tecnologias para fomentar oportunidades de negócio
  • Estruturar APIs Assíncronas
  • Evoluir Governança e Segurança de APIs
  • Consolidar Solução de gestão das APIs com bilhetagem e faturamento
  • Disponibilizar APIs com Consultas de Alta Performance
  • Estruturar modelo de negócio de novas APIs
  • Implementar novas APIs para disponibilização dos Clientes
  • Disponibilizar arquitetura de APIs com Microgateway
  • Expandir Observabilidade das APIs e Serviços
  • Prospectar o uso de componentes de Inteligência Artificial para clientes estratégicos
  • Aprimorar o modelo de Gestão de Nível de Serviço
  • Disseminar a cultura de gestão estratégica
  • Aprimorar a maturidade da gestão estratégica
  • Fortalecer o processo decisório por meio de painéis com visões estratégicas
  • Implantar processo de gestão de capacidade produtiva de desenvolvimento por cliente
  • Evoluir e executar o processo de planejamento de clientes alinhado ao ciclo de vida do produto e aos processos de capacidade definidos
  • Revisar e Automatizar Processos Corporativos
  • Aprimorar a segregação das Redes Legadas dos Datacenters e dos Sistemas de Clientes
  • Aprimorar o uso das soluções e dos processos relacionados à Gestão de Identidade
  • Implantar plano de formação da força de trabalho em Segurança Cibernética
  • Realizar Hardening de Ambientes e Serviços
  • Estabelecer o Plano de Resposta a Ataques Cibernéticos
  • Aumentar a aderência do desenvolvimento de produtos e serviços ao framework de privacidade
    Aprimorar a transparência e a classificação de informação
  • Fortalecer o canal de denuncia
  • Promover a maturidade da ouvidoria da DATAPREV no modelo de maturidade da CGU (MMOuP)
  • Aprimorar os processos da comissão de ética (apuração, conflito de interesse, dúvida) na DATAPREV
  • Melhorar a eficiência do relacionamento com clientes estratégicos
  • Revisar diretrizes comerciais
  • Apoiar implantação da solução de custos e orçamento (CPM/EPM)
  • Integrar e revisar a estruturação de custos e despesas para precificação
  • Executar aditivo contratual de automatização operacional das rotinas de faturamento do ERP​
  • Implementar ferramentas de gestão de glosas
  • Concluir etapas e artefatos associados ao Data Lake de Finanças
  • Consolidar a estratégia de conteinerização
  • Implementar o processo de gestão da continuidade do negócio
  • Implantar o Novo PF
  • Executar Plano de Endomarketing 2022 

Estrangulamento

As equipes de desenvolvimento da Dataprev estão atoladas em serviço. De um lado são obrigadas a criar a toque de caixa novas aplicações demandadas pelo governo, para este se gabar publicamente de que está realizando uma grande “transformação digital” no país. Do outro, têm de atender diariamente as demandas de serviços de manutenção dos clientes, entre eles o INSS, seu principal contratante.

Como resultado prático, problemas de correção de sistemas andam se acumulando na estatal, com sérios riscos de a empresa gerar um problema no atendimento aos clientes e ao contribuinte. Entre os sistemas em risco de pane (diariamente já sofrem problemas) são o “Meu INSS” e o que gerencia as filas nos postos da Previdência Social (GET).

Riscos

Em paralelo a esses problemas, enquanto a direção da Dataprev se preocupa com a compra de divisórias e móveis para “centros de excelência”, além de embelezar a fachada da regional do Rio de Janeiro, a área técnica acusa um quadro grave de riscos na operação de diversos sistemas e na execução de projetos em andamento.

As perspectivas são ruins. Mais de 55% desses riscos são classificados pelos técnicos como sendo de “médio a alto impacto” (cores marrom e vermelha), com probabilidade alta de incidentes. Há pelo menos cinco casos apontados como sendo de “Muito Alto Impacto”. Porém, a área técnica tem atuado apenas no sentido de “mitigar” os problemas, ao invés de resolve-los, como deveria.

*Cabe aqui um esclarecimento, de que a qualidade da imagem não é boa, porque ela foi extraída da tela de computadores da estatal. A direção da Dataprev esconde o documento original da imprensa, justamente para não ficar exposta administrativamente perante a opinião pública.