Cross-sell: a personalização rentável que já é adotada por 49% dos e-commerces

Por Aline Haeckel* – Em se tratando de impulsionar as vendas nas lojas on-line, há uma série de recursos disponíveis e possíveis aos empreendedores, como a contratação de influencers, propagandas em mídias direcionadas, e até a melhora da usabilidade de sites, tornando-os mais atrativos – por meio de modificações pontuais e importantes – ao clientes/navegadores.

Inclusive, uma técnica bastante interessante e que visa aumentar o ticket médio de compra dos consumidores nos próprios sites é a chamada “cross-sell”. A grosso modo, seria como ir ao mercado e ver, numa prateleira, outros produtos relevantes e disponíveis, que também poderão atender a sua necessidade naquele momento.

O método é tão relevante e faz tamanha diferença que 49% dos e-commerces avaliados no nosso The Digital Commerce Ranking, de 2021, realizam cross-selling – mostra de itens relevantes aos usuários – em seus sites. Se você possui um e-commerce e não conta com aquelas famosas áreas abaixo dos produtos como “você também pode se interessar por” ou “confira outras ofertas especiais”, talvez esteja na hora de repensar, especialmente se o seu objetivo é – e tenho certeza que é – aumentar suas vendas on-line.

Há ainda outros benefícios proporcionados com a técnica, além do fato do consumidor suprir mais uma necessidade, e o e-commerce, consequentemente, aumentar o faturamento: indiretamente esse mecanismo pode melhorar o relacionamento entre o cliente e a marca.

Explico melhor: é que o consumidor receberá uma oferta personalizada de acordo com a sua pesquisa e a apresentação de produto que precisa para suprir uma necessidade. Logo, será mostrado ao cliente itens que, se forem adquiridos na mesma compra, farão com que ele se sinta muito mais satisfeito, podendo não apenas complementar, mas melhorar o desempenho do item principal.

Um exemplo mais palpável acontece quando um cliente navega em um e-commerce de Casa e Decoração em busca de um sofá para a sala. Com a técnica cross-sell, o site pode apresentar outros produtos relacionados a esse móvel ou cômodo, incluindo suporte de copos para o braço do sofá, mesa de centro, almofadas, pufes, entre outros. Ao perceber a oferta personalizada, o cliente pode perceber que é importante para a loja.

Ao implantar o cross-selling no carrinho de compras, você pode gerar um efetivo aumento de receita e uma redução do abandono dessa etapa tão crucial. Dados do Baymard Institute apontam que a média de carrinhos abandonados nas lojas on-line podem chegar a 69%. Quer ver as vendas do seu e-commerce aumentarem, que tal investir nessa técnica para gerar compras personalizadas aos clientes? Vale a aposta!

*Aline Haeckel – Somando mais de 20 anos de experiência no mercado digital e de tecnologia Aline Haeckel é diretora geral da ESHOPPER, instrumento analítico que levanta dados de usabilidade dos e-commerces para alavancar o bom desempenho de suas plataformas. A executiva, que atuou por 6 anos como Area Manager na Booking.com, foi também diretora de vendas e cofundadora do Clickon, e teve passagens por empresas como Xerox Brasil, Canon USA, Internet Generation, Globo . com e GloboSat. Formada em Administração pela Faculdade de Salvador (FACS), tem MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e pós-graduação em Publicidade Online com foco em e-commerces, e em Negócios Internacionais pela Universidade da Califórnia (UCLA).