Por Camilla Lemke* – Em seu mais direto conceito, a Criminologia é a ciência que se volta ao estudo do crime, do delinquente (análise comportamental), da vítima e estuda também o controle social de todas as condutas criminosas. Existe uma enorme busca pela apresentação conceitual, pelas funcionalidades, além de buscar ainda os elementos fundamentais, métodos e objetos de estudo da criminologia ao longo da história, da mesma forma como o estabelecimento como ciência e os processos de identificação das disciplinas que formam os componentes base da criminologia.
Através do procedimento bibliográfico e da abordagem qualitativa, é possível verificar que não há uma determinação predominante do conceito de Criminologia, embora as opiniões convirjam quando se trata de uma ciência empírica.
Além disso, o seu objeto está consolidado em quatro vertentes: crime, criminoso, vítima e controle social. A partir daí, há a possibilidade de compreender que a criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico, da mesma forma que utiliza a metodologia experimental e indutiva, quanto está relacionado a análise e observação da realidade.
Sempre importante ressaltar que a Criminologia é voltada para o estudo sobre o delito, sob os mais variados aspectos, o que envolve a influência para a motivação do crime. Há também uma forte abordagem sobre como o crime pode causar impacto na sociedade; de qual maneira é possível atuar para a prevenção da ocorrência do delito, e principalmente, saber se a ação delituosa prejudica, e em quais níveis, o desenvolvimento da vida em comunidade.
Ou seja, quais impactos essas ações podem trazer para o cotidiano de uma sociedade, principalmente no âmbito psicológico e emocional.
*Camilla Lemke – Bacharel em Ciências Econômicas, MBA em em Gestão Financeira pela FGV, MBA em Jornalismo Digital pela Estácio, Curso de Criminologia pelo Centro Educacional Sete de Setembro.