Nascida na periferia de Miracema (RJ), startup que acessibiliza sistema de gestão de obras é reconhecida internacionalmente como uma das 10 mais atraentes empresas do mercado de construção.
A ConstructWeb, ferramenta de gestão de obras sediada em Miracema, no Noroeste do Rio de Janeiro, foi mais uma vez reconhecida pelo Ranking Open Startups (plataforma internacional que busca engajar e alavancar negócios entre grandes empresas e companhias em início de atividade) como uma das dez startups mais atraentes do mercado no setor de construção. No ano passado, a empresa fluminense chegou a figurar no top 100, que mescla startups de todas as categorias, sem contar a presença no top cinco no setor de construção civil. Ao todo, foram quase 9 mil concorrentes.
“Eu iniciei a startup em 2015, depois que fui mandado embora do meu emprego devido à crise econômica. Quando atuava numa construtora, sentia a necessidade de algo para aperfeiçoar e agilizar o meu trabalho. Então comecei a pesquisar no mercado para ver se havia algumas soluções disponíveis e até encontrei, mas não eram acessíveis a todos devido ao alto valor. Foi aí que tive a ideia de desenvolver um sistema que abarcasse essas propostas de solução”, relembra o cofundador e CEO da ConstructWeb, Daniel Paiva, que tem a parceria de André Costa, CTO da startup.
A companhia fluminense promete ser uma ferramenta de gestão eficiente de obras, com soluções como orçamentos detalhados, geração automática de contratos, fácil controle de contas e equipamentos, rastreio de pessoal e controle de furtos, roubos e fraudes, além de relatórios e indicadores de acompanhamento. Todos os processos podem ser realizados off-line. “A startup hoje é conhecida no mercado de construção. Estou ciente de que alguns investidores já ouviram falar dela. A Construtech Ventures, por exemplo, mapeou as melhores startups de construção e a nossa entrou tanto na lista nacional quanto internacional”, comenta Daniel, acrescentando que ele e o diretor técnico chegaram a inventar um tablet para rodar o software.
As dificuldades de empreender
Como se está acostumado a ouvir, é difícil empreender no Brasil. E essas dificuldades foram sentidas por Daniel bem na pele, já que, como outros 13 milhões de brasileiros, ele ficou desempregado e não teve condições financeiras de, no início, tocar o projeto, tendo que contar com a ajuda da mãe e até mesmo de desconhecidos.
“Quando entrei no Ranking 100 Open Startups ganhei a oportunidade de ir para São Paulo me reunir com grandes empresas nacionais e internacionais, mas não tinha condições financeiras de pagar a viagem. Então comecei a pedir ajuda na minha cidade a políticos e empresários. Muitos riram da minha cara. Porque acham que as pessoas, só por morarem na favela, podem inventar histórias para ganhar dinheiro fácil”, relata o CEO.
Entretanto, Daniel Paiva teve a sorte de conhecer algumas pessoas que o ajudaram, inclusive o presidente de uma grande construtora, que viu um desabafo dele no LinkedIn. “Esse executivo viu um comentário meu e me perguntou no privado quanto eu precisava para a viagem e me pediu os contatos do evento. Depois de eu enviar, ele solicitou a numeração da minha conta e fez um depósito que custeou todas as minhas despesas para São Paulo. Dali em diante minha vida mudou. Ainda estou desempregado, mas sigo correndo atrás. São quatro anos de luta”, pontua.
Exposição
Agora, o próximo desafio da ConstructWeb se dará entre os dias 27 e 29 de agosto, quando ela participará da Paving Expo & Conference South America. O evento, que será realizado no Expo Center Norte, na capital paulista, busca possibilitar aos profissionais do mercado de infraestrutura viária e rodoviária a oportunidade de estar em contato com o que há de mais moderno do setor.
Com o apoio da ABStartups (Associação Brasileira das Startups), a ConstructWeb integrará um espaço exclusivo para que empresas iniciantes do setor de construção civil possam apresentar suas inovações tecnológicas, serviços e soluções. Além dela, Mãos à Obra, Orçafascio, Steel Mold e Webproject também estarão presentes nesse estande.
Animado com a oportunidade, Daniel dá seu conselho para quem pretende empreender. “Não importa se temos condições financeiras ou não, pois ainda assim é possível alcançar nossos sonhos. Neste meio tempo cheguei a ter depressão por conta das dificuldades, mas a cada dia dou um passo. Assim como é o processo de construção de uma casa, podem se passar anos, mas um dia vencemos”, conclui.
Site: www.constructweb.com.br