*Por Claudio Cordeiro – Em outubro de 2022, a rede 5G terminou de ser ativada em todas as capitais brasileiras, o que significa que mais de 50 milhões de brasileiros que vivem nessas cidades poderão ser beneficiados pela nova geração de internet móvel, o que representa 24% da população. Sabemos que a nova rede deve trazer benefícios para muitos setores, mas pensando que estamos em um país com dimensões continentais e que é um destino turístico muito procurado, não tenho dúvidas que o 5G pode transformar o setor da hotelaria brasileira.
O primeiro ponto que gostaria de destacar é como a nova rede potencializa a digitalização dos hotéis. Ao oferecer conexão de maior velocidade e menor latência, é possível aprimorar a segurança no uso de softwares e recursos em nuvem pelos hotéis, uma vez que a conexão é mais estável, proporcionando maior sustentação do sistema, acesso mais rápido e evitando queda de links. E, especialmente para o setor hoteleiro, que está em processo de forte transformação digital, o 5G otimiza o uso das ferramentas digitais e mobile no dia a dia da operação.
Por isso, um grande benefício da nova rede móvel que impacta diretamente a gestão hoteleira é a maior cobertura de sinal da internet, o que facilita o uso de soluções digitais pelos colaboradores em qualquer espaço físico do hotel, pousada ou resort. Aqui estou falando, por exemplo, do uso de tablets no atendimento ao hóspede ou do controle de governança por meio de aplicativos. O que já está disponível hoje, ficaria ainda mais ágil e rápido.
A ampliação da cobertura de sinal também aprimora o uso da internet pelos hóspedes em espaços mais afastados dos quartos ou do lobby, como na piscina, por exemplo. O avanço gradual do 5G também deve beneficiar hotéis e pousadas localizados em regiões mais remotas e afastadas dos centros urbanos, onde tradicionalmente há problemas de conexão. Não tenha dúvida: em um mundo conectado como o de hoje, oferecer ao hóspede a conectividade que ele está acostumado em seu dia a dia é um diferencial competitivo importante.
Outro destaque é a melhoria de um ponto valioso para o setor: a experiência do viajante durante sua estadia. Isso porque a nova conexão favorece a adoção de outras tecnologias de ponta na operação, como IA, IoT e serviços em nuvem, que impactam diretamente na satisfação do hóspede. É possível, por exemplo, aprimorar a inteligência de dados dos hotéis e oferecer pacotes e serviços personalizáveis durante a viagem; criar assistentes virtuais e chatbots mais eficientes para atuarem no atendimento do consumidor; utilizar apps que digitalizam rotinas e permitem mais mobilidade da equipe para melhor atender o cliente, entre outras coisas.
Dentro do universo da hotelaria, um nicho que pode ser fortemente impactado pela nova rede é o turismo de negócios. Isso porque hotéis que oferecem espaços e serviços para convenções e eventos corporativos precisam ter uma boa estrutura de internet, dado que estes eventos exigem uma conexão robusta para atender vários dispositivos ao mesmo tempo.
Sabemos que ainda existe um longo caminho a ser percorrido pelo setor hoteleiro no quesito de transformação digital. Paralelo a isso, a tendência é que o 5G ainda evolua muito em território nacional. Ou seja, as inovações trazidas pela rede podem não estar tão distantes assim. A cada dia, o hoteleiro vê na prática a importância da tecnologia para sua operação, em vista principalmente das demandas de clientes cada vez mais exigentes e conectados. Além de apoiar a evolução de processos tradicionais do segmento, o 5G também abre oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Em um setor que trabalha com pessoas e experiências, vale a pena ficar atento a tudo que pode aumentar o encantamento do hóspede. O 5G é um desses casos.
*Claudio Cordeiro, diretor de produtos de Hotelaria da TOTVS.