CGI.br torna disponível livro “A Era da Interdependência Digital”, produzido pela ONU

A coleção Cadernos CGI.br – Série Referências, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), traz mais uma publicação relevante para o universo da governança da Internet. Trata-se do livro A Era da Interdependência Digital – Relatório do Painel de Alto Nível Sobre Cooperação Digital do Secretário-Geral da ONU, examinando o tema a partir do impacto social, ético, legal e econômico das tecnologias digitais, a fim de maximizar benefícios e minimizar danos.

E para lançar essa nova publicação teremos a estreia do evento on-line “Marca Texto – Cadernos CGI.br”, um momento reservado para discussão e análise dos principais assuntos abordados na publicação. Pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema já podem baixar gratuitamente o livro por meio do endereço: http://cgi.br/publicacao/cadernos-cgi-br-a-era-da-interdependencia-digital/.

Painel de Alto Nível Sobre Cooperação Digital do Secretário-Geral da ONU foi estabelecido em 2018 e contou com 125 atividades e o engajamento de mais de 4.000 indivíduos, representando 104 países. O relatório do Painel, traduzido para português pelo CGI.br, conta com a introdução de Edson Prestes, docente do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e um dos membros desse Painel da ONU, que teve o envolvimento de representantes de organizações governamentais, empresariais, acadêmicas, filantrópicas e da sociedade civil.

“Olhando para comunidades vulneráveis, desprezadas pelo poder público, que tipos de benefícios ou malefícios o mundo digital poderá trazer a curto e médio prazos? De uma forma mais direcionada, o que acontecerá se sistemas baseados em Inteligência Artificial estiverem presentes no nosso cotidiano sem uma ampla discussão sobre o seu impacto? O que acontecerá com pessoas em situações de vulnerabilidade se não existirem proteções contra o mau uso da tecnologia?”, cita Prestes em sua introdução, trazendo seu olhar para a realidade brasileira.

O relatório avalia a contribuição das tecnologias digitais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, discute a aplicação dos direitos humanos à era digital, identifica lacunas nos mecanismos atuais de cooperação digital global, fornecendo três opções para potenciais novas arquiteturas de cooperação digital global e analisa o papel das Nações Unidas nesse contexto. A publicação reúne ainda uma série de recomendações do Painel para moldar o futuro digital comum.

*Fonte: Assessoria de Imprensa.