O Diário Oficial da União traz hoje (26) a exoneração do diretor de Tecnologia da Informação do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, João Rodrigues da Silva Filho. Não foi explicada a razão para a demissão do diretor, porém o INSS vem passando por mudanças internas, desde que a imprensa começou uma série de reportagens, sobre fraudes em sistemas informatizados do órgão.
A denúncia mais recente é a de que uma suposta quadrilha reativou indevidamente benefícios que já haviam sido cessados e passou a receber os valores dos beneficiários. Cerca de 22 mil benefícios estavam desativados e foram reativados de maneira indevida pelos criminosos. O INSS calcula que essa fraude pode ter custado aos cofres públicos a quantia de R$ 1 bilhão.
Ontem misteriosamente também saiu no Diário Oficial a decisão da presidência do INSS de extinguir, no âmbito da estrutura da Diretoria de Tecnologia da Informação, a “Coordenação-Geral de Infraestrutura e Segurança em Tecnologia”, sem explicações para a decisão.